O que é moeda digital do banco central de varejo?
NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos
Assine a nossa newsletter.
Endereço de email
Nós respeitamos sua privacidade
HomeBlog Enterprise Blockchain
O que é moeda digital do banco central de varejo?
Princípios-chave do CBDC de varejo e o estado da adoção do blockchain do banco central em todo o mundo. por Matthieu Saint Olive 8 de junho de 2020 Postado em 8 de junho de 2020
Se você está seguindo inovações em finanças e criptomoeda, deve ter ouvido um burburinho excessivo em torno do conceito de Moedas Digitais do Banco Central (CBDC). Mas às vezes é muito difícil entender quais bancos centrais estão mais adiantados na criação de um CBDC e quais são os principais princípios de design que eles estão considerando. O objetivo desta postagem é apresentar os princípios-chave do CBDC de varejo e compartilhar alguns exemplos concretos de como diferentes bancos centrais ao redor do mundo planejam implementar a tecnologia.
Um breve histórico de pagamentos
O dinheiro é um ingrediente crítico para a atividade econômica e sua forma física está intimamente ligada às necessidades de seus usuários. Essa é a razão pela qual o dinheiro tem evoluído continuamente desde as formas mais primitivas da pré-história (conchas, contas) até as formas mais recentes (dinheiro, aplicações bancárias), seguindo um processo contínuo de desmaterialização. Nos últimos dois anos, o surgimento de produtos e serviços baseados na Internet levou a uma mudança de paradigma com as transações mundiais se movendo para uma economia conectada digitalmente. O crescimento dos meios digitais de pagamento está claramente relacionado com a diminuição da usabilidade do dinheiro em nossa economia digital. Empresas como PayPal, Stripe, Ant Financial e Revolut surgiram como líderes do setor e se beneficiaram dessa mudança para o comércio online e digital.
Mais recentemente, vimos o surgimento de novas inovações no setor de pagamento. Tudo começou com Bitcoin e depois stablecoins construídos em cima do blockchain Ethereum como Tether (USDT) com bilhões de dólares negociados todos os dias. No ano passado, o Facebook anunciou sua ambição de entrar na indústria de dinheiro e pagamentos com o projeto Libra: um stablecoin global que, segundo eles, melhoraria a inclusão financeira em regiões onde as pessoas podem usar o Facebook, mas ainda não têm uma conta bancária.
Como o mandato principal dos bancos centrais é garantir a estabilidade monetária e financeira, a inovação das tecnologias de blockchain e stablecoin forçou essas instituições a avaliar se a transformação da indústria de pagamentos representa um risco ou não. Entre as soluções propostas está que os bancos centrais forneçam uma alternativa aos meios de pagamento digitais privados, com a forma digital de dinheiro. Isso é o que chamamos de Moedas Digitais do Banco Central.
Baixe nosso white paper, “Bancos centrais e o futuro do dinheiro digital”. Download
O que é dinheiro do Banco Central hoje?
A forma mais reconhecível de moeda do banco central é o dinheiro, que pode ser usado pelo público em geral e é usado principalmente para transações de menor valor. A outra forma de moeda do banco central é uma moeda com curso legal emitida por um banco central que representa um crédito contra o banco central. Isso é diferente do dinheiro do banco comercial, que representa uma reclamação contra o banco comercial. No entanto, em termos de valor, a moeda do banco central é usada principalmente por instituições financeiras para liquidação interbancária. Em termos simples, significa que as instituições financeiras têm uma conta bancária no banco central, enquanto você e eu (como indivíduos) não podemos. Essas contas já são gerenciadas digitalmente e permitem transações em tempo real com sistemas denominados Real Time Gross Settlement (LBTR). Por exemplo, o sistema LBTR europeu é chamado Alvo 2.
Os dois tipos de CBDC
Assim como os créditos em dinheiro e de bancos comerciais contra o banco central, existem dois tipos principais de CBDC que estão sendo considerados em todo o mundo:
- CBDC de atacado: este tipo de moeda seria usado por instituições financeiras para comprar e vender ativos financeiros e substituiria os sistemas LBTR.
- CBDC de varejo: este tipo de moeda seria usado para pagar coisas, para enviar dinheiro para amigos e familiares e, possivelmente, para receber incentivos e subsídios do governo.
Para o escopo desta postagem, vou me concentrar apenas no CBDC de varejo, que é semelhante a uma forma digital de dinheiro. De agora em diante, o termo “CBDC” é usado para descrever um “CBDC de varejo”.
Os Princípios Chave do Varejo CBDC
Embora existam muitas possibilidades de design para um CBDC de varejo, a maioria dos bancos centrais em todo o mundo concorda com os seguintes princípios-chave:
- Um CBDC seria uma nova forma de moeda do banco central, emitida e controlada pelo banco central. A oferta do CBDC é determinada pela política monetária e controlada pelo banco central.
- O CBDC é um passivo para o balanço do banco central (em oposição ao dinheiro do banco comercial, que é um crédito contra um banco comercial).
- Um CBDC deve ser aceito como meio de pagamento, moeda corrente e uma reserva de valor segura por todos os cidadãos, empresas e agências governamentais.
- Um CBDC é distribuído em paridade um para um com fiat relevante pelo banco central e deve ser perfeitamente e livremente convertível em dinheiro e dinheiro de banco comercial.
- Os consumidores não devem precisar de uma conta bancária para obter e usar um CBDC.
- O CBDC deve ser construído em uma infraestrutura aberta, para permitir que as empresas privadas construam produtos e serviços inovadores.
- O custo da transação deve ser menor do que os sistemas atuais.
De acordo com o Banco de Pagamentos Internacionais, mais de 80% dos bancos centrais estão envolvidos em algum trabalho no CBDC. China, Suécia, Camboja, Bahamas e Caribe Oriental estão entre as iniciativas mais avançadas de CBDC de varejo. Eles estão executando pilotos ao vivo, e a maioria deles planeja entrar em operação até o final de 2021. Além disso, a cada poucas semanas, outro banco central anuncia um plano para iniciar um piloto CBDC. Os países mais recentes incluem o Países Baixos e Coreia do Sul. No entanto, entre esses bancos centrais, nem todos planejam entrar em operação com o CBDC. Vários deles, como o Banco do Canadá e o Banco da Reserva da África do Sul, explicaram que estão lançando esses pilotos para avaliar adequadamente as oportunidades e riscos de um CBDC e ficar o mais pronto possível para emitir um CBDC, se necessário.
Como diferentes países estão implementando o CBDC
Embora vários bancos centrais provavelmente emitirão um CBDC nos próximos anos, é certo que eles não serão exatamente os mesmos. Existem muitas opções de design que dependem do contexto nacional e de questões como:
- É dinheiro usado?
- As pessoas estão apegadas à privacidade proporcionada pelo dinheiro??
- O dinheiro do banco comercial é considerado seguro??
- Qual é o nível de inclusão financeira?
Dentre as iniciativas em andamento, já podemos observar algumas diferenças. Por exemplo, o projeto denominado “Dólar de areia”Nas Bahamas foi projetada para dar aos residentes acesso mais fácil a serviços financeiros em vista das dificuldades econômicas após os danos do furacão Dorian na infraestrutura financeira. Assim, eles permitem que o público use a carteira CBDC sem qualquer conta bancária e sem solicitar qualquer identificação de usuário para pequenas quantias. Eles planejam ir ao ar já no final deste ano.
O objetivo da China é diferente. Eles têm trabalhado no projeto de Moeda Digital e Pagamento Eletrônico (DCEP) desde 2014, a fim de competir com o domínio do dólar como moeda de reserva global, como parte de sua estratégia mais ampla de Belt and Road. Existem pilotos em andamento em 4 cidades e 20 empresas privadas, incluindo McDonald’s e Starbucks, fazem parte do experimento. Aparentemente, o CBDC chinês não usa blockchain, mas usa alguns de seus componentes-chave, como criptografia assimétrica e contratos inteligentes.
A Suécia tem uma posição econômica única: é o país menos dependente de dinheiro do mundo, com apenas 1% do PIB em dinheiro, em comparação com 11% da zona do euro. A diminuição do uso de numerário observada nos últimos anos levou alguns comerciantes a recusá-lo como meio de pagamento por ser muito caro. Eles ainda não planejam entrar em operação, mas ainda são frequentemente descritos como uma das iniciativas mais avançadas.
O Banco da Inglaterra ainda não construiu nenhuma tecnologia para CBDC, mas publicou um muito completo papel de discussão. Eles descrevem um possível design de arquitetura baseado em um modelo de plataforma público-privada. O conceito é que o CBDC, como reserva de valor, seria contabilizado em um livro-razão central operado pelo banco central, que poderia alavancar um blockchain privado e autorizado. Embora o livro-razão principal forneça as funcionalidades de pagamento mais simples, algumas empresas privadas autorizadas fornecerão interfaces fáceis de usar para usar o CBDC, mas também fornecerão serviços adicionais, como empréstimos e contas de poupança com juros. Essa parceria entre o banco central e os bancos comerciais significaria que um CBDC não só fornecerá infraestrutura de pagamento confiável e eficiente, mas também promoverá a inovação digital de empresas privadas.
Além dos CBDCs nacionais que estão sendo testados, e se os bancos centrais de todo o mundo estivessem trabalhando juntos para construir padrões comuns para os CBDCs? Esses padrões globais simplificariam a interoperabilidade entre os sistemas do banco central, o que reduziria significativamente o custo e a complexidade dos pagamentos internacionais. Existem algumas iniciativas neste caminho, incluindo o novo Banco de Compensações Internacionais grupo do banco central, junto com seis outros bancos centrais que formaram um grupo de trabalho no início deste ano para explorar padrões compartilhados. Infelizmente, esta iniciativa ainda está isolada e nenhuma informação foi compartilhada publicamente ainda sobre os resultados.
Como CBDC se tornará uma virada de jogo para pagamentos de varejo
Acho que é óbvio que nos próximos anos, veremos alguns CBDCs sendo emitidos “para valer” em todo o mundo. No entanto, embora a maioria das pessoas hoje se concentre em descobrir quem será o primeiro banco central a emitir um CBDC, acho que devemos olhar mais de perto para “quem construirá o melhor?” Qual CBDC realmente mudará o jogo em termos de pagamentos de varejo?
Na minha opinião, um CBDC tem o potencial de ser uma verdadeira virada de jogo para a indústria de pagamentos se uma condição for atendida: a moeda digital do banco central deve ser construída como uma infraestrutura aberta e compartilhada para que o setor privado possa construir facilmente em cima dela . Tem que ser aberto, transparente e acessível porque ninguém quer mais construir e usar sistemas isolados! Consequentemente, recomendo fortemente aos bancos centrais de todo o mundo que prestem atenção às principais transformações que estão ocorrendo com os ecossistemas públicos de blockchain, em particular o Ethereum, e encontrem coragem para construir uma infraestrutura aberta semelhante que fomente a inovação digital. Vamos abraçar os benefícios da descentralização juntamente com a confiança sólida oferecida pelos bancos centrais!
Assista ao nosso webinar sobre CBDC e Stablecoins
Aprenda o que os CBDCs significam para o futuro do dinheiro. Assista ao CBDCIndustry InsightPaymentsNewsletterSubscreva nossa newsletter para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mailConteúdo exclusivoGuia
Guia completo para redes de negócios Blockchain
Webinar
Introdução à Tokenização
Webinar
O futuro das finanças: ativos digitais e DeFi
Webinar
O que é Enterprise Ethereum?
Papel branco
Bancos centrais e o futuro do dinheiro
Case Stud