O que será necessário para o financiamento centralizado abraçar o financiamento descentralizado?
NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos
Assine a nossa newsletter.
Endereço de email
Nós respeitamos sua privacidade
HomeBlogCodefi
O que será necessário para que as finanças centralizadas abracem as finanças descentralizadas?
O financiamento centralizado pode ser integrado com sucesso ao DeFi por meio da utilização de serviços como o token universal da Codefi para ativos e pagamentos. Por James Beck 1 de fevereiro de 2021Postado em 1 de fevereiro de 2021
Baixar relatório
Isso faz parte de uma série de artigos do Relatório Ethereum DeFi do 4º trimestre de 2020 da ConsenSys Codefi. Baixe o relatório completo para saber mais sobre os padrões de tokens para ativos e pagamentos, mercados NFT, tokens sociais e comunitários, DAOs, empréstimos flash, Bitcoin e Filecoin embrulhados, projetos de empréstimo e muito mais.
Em 2019, Societe Generale publicado um título coberto de € 100 milhões ($ 112 milhões) como um token de segurança no Ethereum público. Um mês antes, o Santander liquidou os dois lados de uma transação de bônus de US $ 20 milhões, também no Ethereum público. Ambas as instâncias representaram os primeiros grandes testes para saber se as instituições poderiam liquidar ativos financeiros tradicionais em uma rede global sem permissão. Embora os ativos do mundo real tenham sido convertidos em tokens em versões autorizadas do Ethereum, como um fundo imobiliário de € 350 milhões no ConsenSys Quorum, há desafios para trazer finanças centralizadas para finanças descentralizadas.
No DeFi, ninguém além do detentor do token pode decidir se deseja ou não transferir um token, que é uma das principais promessas do Ethereum: que a confiança deve estar no núcleo de um protocolo, e não em uma autoridade pública ou privada.
Nas finanças tradicionais, a manutenção de um registro recai sobre grandes instituições, como depositários centrais de títulos, agentes de transferência ou mesmo os próprios emissores. Os tokens ERC-20 não contêm uma função que permita a terceiros controlar para quem eles são enviados e para que fins. Assim, por exemplo, se um ERC-20 representasse um título imobiliário, os reguladores não seriam capazes de impedir que ativos valiosos destinados ao desenvolvimento de um país acabassem em contas bancárias pessoais ou liquidados como bens de luxo (como o que aconteceu com o Escândalo 1MDB na Malásia).
Então, como um ativo pode ser sem permissão, mas ainda ter alguns controles necessários para jurisdições legais? Como a maioria das coisas no Ethereum, o trabalho de engenharia está acontecendo no nível dos padrões, ou seja, o ERC-1400, que é um token Ethereum híbrido projetado para ativos financeiros tradicionais. O ERC-1400 possui a propriedade de um token não fungível (como um ERC-721) e um token fungível (como o ERC-20 mais comum). Por ser compatível com o padrão ERC-20, ele permanece compatível com a maioria das ferramentas e plataformas existentes. Mas também tem mais controles para cumprir os requisitos dos emissores de ativos.
Como os tokens com funcionalidade de escrow podem ser interoperáveis com DeFi
A ConsenSys Codefi levou a ideia ERC-1400 mais longe, propondo um Token universal para ativos e pagamentos. Assim como o ERC-1400, ele é compatível com o ERC-20s, portanto, pode interagir e ser transferido em aplicativos DeFi. Mas, o mais importante, ele introduz um novo tipo de retenção de token, no qual um usuário pode conceder a outra pessoa o poder de transferir tokens em seu nome ou proibir um usuário de gastar os tokens por algo não acordado. Isso é mais ideal do que o conceito de lista de permissões / denilista no ERC-1400, porque garante a certeza de execução ao transferir um token que representa um ativo do mundo real com um token que representa dinheiro, evitando que um usuário use o token para algo diferente definido pela ordem de negociação. Trazendo o exemplo 1MDB novamente, se o fundo de desenvolvimento tivesse sido tokenizado de acordo com o padrão Universal Token, o governo da Malásia poderia ter evitado que os fundos fossem desviado por Jho Low em primeiro lugar, sem ter que gastar milhões em auditoria e honorários advocatícios.
Recursos do token universal para ativos e pagamentos
O padrão Universal Token possui os seguintes recursos:
- Para mecanismos de controle, oferece um módulo para verificações de certificados e um módulo para verificações de listas de permissões + oferece a possibilidade de forçar transferências
- Para confiabilidade do registro de investidores, ele fornece um módulo para criar retenções de tokens
- Para garantir a execução de entrega versus pagamento (DVP), inclui retenções de token para DVP atômico e mecanismo de Hash Time Locked Contract (HTLC) para DVPs não atômicos
- Para interoperabilidade, oferece uma interface ERC20
Como o token universal para ativos e pagamentos pode mudar de CeFi para DeFi
Como o Ethereum é tão adaptável, são esses tipos de padrões de token que continuarão a ser testados com casos de uso reais em 2021 para trazer de forma mais completa o setor financeiro centralizado para o financiamento descentralizado. Para que os ativos contenham os benefícios do DeFi, mas também satisfaçam os requisitos das finanças tradicionais, uma abordagem mais modular é necessária, de modo que certos recursos possam ser ligados e desligados durante o ciclo de vida de um token. À medida que as leis sobre tokens evoluem, as finanças tradicionais também podem migrar lentamente para arranjos mais “descentralizados”. Para aplicativos DeFi existentes, logo eles também podem se tornar compatíveis com um número crescente de padrões de tokens.
Codefi Assets Sandbox
Codefi Assets Sandbox é uma plataforma de teste que permitirá às instituições financeiras avaliar e explorar ativos digitais em um ecossistema digital simulado. O Assets Sandbox pode ser customizado para o ambiente em que uma instituição financeira opera, permitindo experimentação, aprendizado, treinamento e demonstração. Se você gostaria de acesso, você pode preencher este formulário.
Codefi AssetsDeFiPaymentsQ4 2020 DeFi ReportToken StandardsNewsletterSubscreva a nossa newsletter para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mail