Para Mainstreaming Blockchain, DeFi lidera o caminho
NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos
Assine a nossa newsletter.
Endereço de email
Nós respeitamos sua privacidade
HomeBlogCodefi
Para Mainstreaming Blockchain, DeFi lidera o caminho
por Nicole AdarmeAbril 8, 2020Postado em 8 de abril de 2020
Uma crítica frequente às criptomoedas e à tecnologia blockchain que as sustenta é a falta de casos de uso práticos para sua aplicação no mundo real. Além de alguns cafés de nicho, poucos varejistas aceitarão moedas digitais devido à dificuldade de se transformar em fiduciário, o tempo e a energia necessários para converter e receber moedas e o medo óbvio relacionado à volatilidade dos preços (ninguém quer descobrir que o bitcoins que eles usavam para comprar aquela pizza um ano atrás agora valem milhões). Apesar de muita conversa, banqueiros e investidores institucionais permanecem conservadores em sua abordagem, citando a falta de supervisão regulatória e a falha do Bitcoin em evoluir como uma unidade de conta, meio de troca ou reserva de valor, sem mencionar a ausência de responsabilidade e garantias do banco central.
Embora muitas dessas preocupações permaneçam válidas, o surgimento do DeFi está começando a gerar um pipeline de aplicativos muito reais. DeFi, ou finanças descentralizadas, está recriando instrumentos financeiros tradicionais, como empréstimos e contas que rendem juros em uma arquitetura que é livre de terceiros e sistemas centralizados. Como um setor, o DeFi está crescendo rapidamente – em certo sentido, rápido demais: o fluxo constante de novas ferramentas e plataformas está fazendo com que o desenvolvimento se espalhe de maneira muito tênue em várias tecnologias de blockchain e criptomoedas. Um relatório recente do usuário DeFi encomendado pela ConsenSys Codefi sobre o uso de criptomoedas e DeFi desfaz alguns mitos. Em primeiro lugar, verifica-se que as pessoas não são motivadas apenas pela especulação e pelo lucro potencial. Os detentores de criptomoedas (ou hodlrs, como são chamados) estão mais frequentemente interessados na tecnologia subjacente e em como ela pode ser aplicada para fins práticos. Hodlrs acompanha as discussões online e vai aonde quer que a construção esteja acontecendo. Depois de descobrir o DeFi, os hodlrs permanecem cautelosos enquanto experimentam aprender e crescer. Os usuários irão experimentar um protocolo com uma pequena quantia antes de investir qualquer coisa maior.
Pegue um aplicativo DeFi como exemplo: Posições de Dívida Garantidas. Estes são contratos inteligentes executados no blockchain Ethereum. Dezenove de cada 20 CDPs são abertos exclusivamente para fins de teste. Como nós sabemos? Porque seu valor é inferior a 0,0058 ETH, equivalente a um pouco mais de um dólar (no momento deste artigo).
Ao mesmo tempo, as baleias criptográficas (os primeiros investidores e pessoas que criaram os tokens digitais usados) estão ansiosos para usar os CDPs em grande escala. É por isso que os 5% restantes dos CDPs são, em média, garantidos por mais de 1.000 ETH (US $ 4,5 milhões), de acordo com a pesquisa da ConsenSys Codefi.
Os CDPs são procurados como uma alternativa ao aparato financeiro mais tradicional, lento, caro e ineficiente, no qual a transferência de dinheiro entre contas normalmente leva três dias úteis. DeFi fornece transações instantâneas e imutáveis a um custo muito baixo e sem terceiros centralizados.
Junto com geeks de tecnologia e baleias criptográficas, DeFi também está sendo testado por um público mais amplo que é naturalmente mais reservado ao investir seu dinheiro em novos sistemas não regulamentados. A confiança é o obstáculo nº 1 para usuários de DeFi de varejo. Afinal, a palavra para crédito deriva do latim “credere” – acreditar. Sem confiança ou crença em um sistema e sua infraestrutura subjacente, não há base para os clientes.
Dado que o DeFi ainda é considerado arriscado – como a criptografia em geral -, criar confiança exige uma combinação de educação e experimentação. A publicidade negativa em torno de hacks e perda de códigos torna ainda mais vital para os usuários dedicar seu tempo à pesquisa e teste de sistemas antes de colocar seu capital em moedas.
Ao longo de sua iniciação em fases no DeFi, os usuários estão continuamente testando suas reservas, sondando possíveis falhas na programação por humanos que podem levar a hacks (como aconteceu mais notavelmente com o MakerDAO). Determinar a confiabilidade de um protocolo depende de vários fatores, incluindo a natureza colaborativa da Internet ou Web2.0. Os usuários trazem suas próprias experiências que são compartilhadas, agregadas e construídas sobre os dados e registros de outras pessoas. Embora um contrato inteligente possa ser “sem confiança” – na medida em que nenhum humano precisa ser confiável – os usuários que não podem auditar um contrato por conta própria buscarão validação da comunidade e das pessoas com quem estão engajados.
Aplique isso ao mundo dos bancos e das grandes finanças. Não há dúvida, dado o estado dos sistemas financeiros ocidentais que foram construídos ao longo de décadas e ainda assim deixam 2 ½ bilhões de pessoas no mundo sem banco, a visão de um sistema financeiro descentralizado alternativo tem apelo dominante. O DeFi tem o potencial de permitir que as pessoas tomem emprestado e emprestem, comprem e vendam produtos e títulos, usando uma rede e protocolos totalmente descentralizados, livres de bancos centrais, corretoras ou terceiros. Essas instituições e infraestrutura são substituídas por software irrevogável e implacável e por “código como lei”. Os usuários e suas contrapartes interagem em seus próprios termos, concedendo permissão àqueles com quem eles escolhem se envolver.
Continuam a existir obstáculos enormes na construção da confiança – não apenas na tecnologia em si, mas também nos seres humanos que a programam. No entanto, continuamos a ver as barreiras quebradas por meio do uso eficaz da tecnologia blockchain e criptomoedas. O DeFi impactará cada vez mais as redes e sistemas financeiros estabelecidos que dominam nossos sistemas monetários. As ferramentas para construir o futuro das finanças estão ao nosso alcance.
Dê uma olhada em nosso relatório de pesquisa de usuário DeFi mais recente para mais descobertas.
DeFiIndustry InsightNewsletterSubscreva nossa newsletter para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mail