Pessoas por trás da máquina: Conheça a criptógrafo Amira Bouguera
NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos
Assine a nossa newsletter.
Endereço de email
Nós respeitamos sua privacidade
HomeBlogBlockchain Development
Pessoas por trás da máquina: Conheça a criptógrafo Amira Bouguera
Amira conta a história de sua chegada à ConsenSys, sua paixão pela criptografia e como a privacidade está no cerne da Ethereum.por ConsenSys 11 de novembro de 2019Publicado em 11 de novembro de 2019
Amira Bouguera é criptografadora e engenheira de segurança da ConsenSys Paris. Ela se formou em engenharia em criptografia e segurança cibernética pela ENSIMAG em Grenoble, França. Amira também é mestre em matemática aplicada pela Universidade de Ciência e Tecnologia Houari Boumedienne. Ela se concentra em R&D tópicos sobre privacidade, escalabilidade e outras questões abertas relacionadas do Ethereum 2.0.
Como e quando o blockchain e o Ethereum apareceram no seu radar?
Um amigo meu era muito apaixonado por bitcoin e Ethereum e falou comigo sobre os famosos Ataque DAO e o garfo duro em Ethereum. O ataque despertou meu interesse e comecei a pesquisar para saber mais sobre o que aconteceu e qual vulnerabilidade de segurança causou esse bug.
Mantendo o blockchain em meu radar, selecionei um curso no início de 2017 para aprender sobre o uso da criptografia na arquitetura do blockchain. Em seguida, fiz um estágio no Tessi Labs para aprender mais sobre a prática do blockchain. Mais tarde, participei de uma hackatona organizada pela equipe de Impacto Social da ConsenSys. Minha equipe criou o App CoverUs , e vencemos o desafio de Inclusão Financeira! Eu me inscrevi na ConsenSys e entrei para o escritório de Paris em janeiro de 2018.
Com o que você está animado no campo da criptografia?
Estou especialmente animado sobre como a computação pós-quântica e os protocolos de conhecimento zero vão funcionar no espaço do blockchain.
A tecnologia Blockchain depende de várias técnicas criptográficas de várias maneiras; por exemplo, assinar transações usando uma assinatura digital (algoritmo ECDSA). A segurança por trás da maioria dos protocolos criptográficos é baseada na dificuldade de resolver alguns problemas matemáticos (por exemplo, ECDSA para problema de logaritmo discreto).
Algoritmos quânticos como Shor podem resolver vários problemas matemáticos. Shor, por exemplo, pode resolver os logaritmos discretos em tempo polinomial, o que quebraria algoritmos ECDSA.
Essencialmente, o objetivo da criptografia pós-quântica é desenvolver sistemas criptográficos que sejam seguros contra computadores quânticos e convencionais, enquanto são capazes de interoperar com protocolos e redes de comunicação existentes.
Em quais oportunidades e desafios você está trabalhando na ConsenSys?
Eu pesquiso soluções para resolver problemas comuns do Ethereum. Nomeadamente escalabilidade e privacidade.
Escalabilidade:
A escalabilidade é provavelmente o desafio mais comumente discutido em relação ao Ethereum. O sucesso futuro do Ethereum e da Web3 como um todo depende de sua capacidade de escalar conforme a demanda aumenta. Atualmente, a rede Ethereum pode processar cerca de 15 transações por segundo.
Incontáveis R&As equipes de D estão testando soluções para resolver o problema de escalabilidade. As soluções da Camada 1 incluem Sharding e Casper, e soluções da Camada 2, como Plasma e Canais de Pagamento ou Canais de Estado. Tenho grandes esperanças de que o problema de escalabilidade será resolvido em um futuro próximo.
Privacidade:
Privacidade é um tema importante para esta indústria. Minha equipe e eu estamos pesquisando questões de privacidade e contando com técnicas de computação verificáveis de conhecimento zero, como À prova de balas, ZKSnarks, ZKStarks, e assinaturas de anel. Tanto a implementação desses métodos criptográficos quanto a otimização de sua complexidade de computação é atualmente um gargalo para os desenvolvedores. Estamos trabalhando para resolver os desafios de privacidade e escalabilidade ao mesmo tempo em que nos mantemos o mais descentralizados possível.
Quais dicas e ferramentas você tem para pesquisadores Web3?
Este é um lugar privado para nerds etéreos manterem discussões civilizadas centradas no avanço da pesquisa Ethereum. Todo problema aberto que ainda não foi resolvido está lá. Sinta-se à vontade para contribuir com qualquer projeto de código aberto se quiser ajudar a desenvolver o Ethereum 2.0!
Este canal de bate-papo de código aberto é útil para os desenvolvedores do Github aprenderem com especialistas na área digitalizada. Eu passo muito tempo no Brigadeiro e Diligência Gitter chat rooms.
Zepkit é um kit inicial que apresenta aos desenvolvedores dapps. Inclui um tutorial interativo e integra ferramentas de desenvolvimento populares da web3, como Brigadeiro, OpenZeppelin, Reagir, e Infura, que ajudam a acelerar a configuração e o desenvolvimento.
Remix é um Solidity IDE usado para escrever, compilar e depurar o código Solidity do seu contrato inteligente. Ele também fornece ferramentas excelentes para fazer análise estática e implantação, tudo dentro do ambiente online.
Uma coleção de bibliotecas muito popular que contém funcionalidades específicas para o ecossistema Ethereum e permite interagir com um nó Ethereum local ou remoto, usando uma conexão HTTP ou IPC (Comunicação entre Processos).
MetaMask é uma extensão de navegador para acessar dapps Ethereum em seu navegador! Ele permite que você recupere dados do blockchain, gerencie identidades e assine com segurança.
Com quais projetos você está animado no Mesh?
Estou animado com Hyperledger Besu. Hyperledger Besu é um cliente Ethereum de código aberto escrito em Java. Inclui o corrente de farol, que nos permite usar o eth2.0 com PoW (Ethash), PoA (IBFT 2.0 e Clique.)
Estou ansioso para adicionar ZK-Starks no Ethereum para resolver problemas de escalabilidade. Também estou emocionado em seguir Casper, seus desenvolvimentos, e vendo para onde ela irá. Mal posso esperar para ver o impacto de projetos como uPort e outros projetos de identidade descentralizados na vida das pessoas.
O que você gostaria que mais pessoas soubessem sobre Ethereum e o ecossistema?
Gostaria que as pessoas soubessem que esta é uma ferramenta para o futuro. O Ethereum terá um papel importante no futuro dos projetos de impacto social e na democratização do acesso à educação. Por exemplo, A ConsenSys lançou um programa de orientação Blockchain para os treinadores Re: Coded no Iraque e em toda a região MENA.
Também estou profundamente inspirado pelas pessoas por trás dessa tecnologia e como elas são brilhantes e corajosas. Essas pessoas escrevem a história do Web3. Eles acordam todos os dias, pesquisam, testam, iteram, enviam, depuram, articulam e enviam novamente. Eles codificam em águas desconhecidas com muito poucos manuais e nenhum corrimão. Eles fazem isso porque são apaixonados por tornar o mundo um lugar melhor. Além disso, grite para os primeiros testadores dapp.
Qual é a maior lição que você aprendeu em sua função?
Paciência. É preciso muita perspicácia e paciência para trabalhar em soluções que serão implementadas em alguns anos a partir de agora. Às vezes, você tem ideias que deseja executar e implementar, mas está perdendo as ferramentas adequadas para realizá-las. Então você continua construindo.
Temos que perceber que Vitalik deu à luz a ideia do Ethereum em meados de 2015. Seu artigo inspirou inúmeros criptógrafos, desenvolvedores, testadores de controle de qualidade e gerentes de projeto a deixar seus empregos, atender a chamada, caminhar rumo ao desconhecido, se reunir e construir. Em comparação, a primeira página da web de hipertexto simples e somente leitura foi criada em 1992. Não havia CSS, animação, UX / UI, Javascript, ferramentas como Photoshop ou WordPress. Demorou muito para que a Web2 ganhasse as funcionalidades com as quais estamos acostumados hoje.
Essencialmente, estamos fazendo o mesmo com o Web3. As soluções nas quais estamos trabalhando levarão tempo até que estejam prontas para a produção. MetaMask tem um aplicativo totalmente funcional que conecta usuários ao Web3, apenas quatro anos depois Bloco 0. Embora possa não parecer, estamos trabalhando a uma velocidade vertiginosa. Como pesquisador, me acostumei com a linha do tempo, mas pode ser frustrante para desenvolvedores e empresários.
Onde você se vê no ecossistema Ethereum em alguns anos?
Eu não sei o que estarei fazendo daqui a alguns anos, ou como isso estará relacionado ao Ethereum. O que eu sei é que estou criando valor e deixando um impacto agora com a ajuda de meus incríveis colegas no ecossistema Ethereum. Vou continuar fazendo isso enquanto fizer sentido e me trazer alegria.
Fale com Amira no LinkedIn, Twitter, e Médio.
Quer aprender as habilidades para se tornar um desenvolvedor de blockchain?
Baixe o Blockchain Developer Job Kit →
Boletim informativo Assine nosso boletim informativo para obter as notícias mais recentes da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mailConteúdo exclusivoWebinar
Como construir um produto blockchain de sucesso
Webinar
Como configurar e executar um nó Ethereum
Webinar
Como construir sua própria API Ethereum
Webinar
Como criar um token social
Webinar
Usando ferramentas de segurança no desenvolvimento de contrato inteligente
Webinar