Por que Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) são essenciais para DeFi
NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos
Assine a nossa newsletter.
Endereço de email
Nós respeitamos sua privacidade
HomeBlogCodefi
Por que Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) são essenciais para DeFi
DAOs (Organizações Autônomas Descentralizadas) estão se tornando os principais meios de governança DeFi em criptografia e supervisionam de forma conservadora mais de $ 480 milhões. Por James Beck, Mattison Asher 3 de fevereiro de 2021Postado em 3 de fevereiro de 2021
Baixar relatório
Isso faz parte de uma série de artigos do Relatório Ethereum DeFi do 4º trimestre de 2020 da ConsenSys Codefi. Baixe o relatório completo para saber mais sobre padrões de tokens para ativos e pagamentos, mercados NFT, tokens sociais e comunitários, empréstimos flash, Bitcoin e Filecoin embrulhados, projetos de empréstimo e muito mais.
Agora que discutimos algumas das principais inovações dos aplicativos DeFi, você pode estar se perguntando: Quem está decidindo o futuro desses aplicativos? Quase todos os principais aplicativos DeFi, de Uniswap a Aave a MakerDAO, agora são governados por DAOs, que significa Organização Autônoma Descentralizada.
Os DAOs são órgãos diretivos que supervisionam a alocação de recursos vinculados aos projetos aos quais estão associados e também têm a tarefa de garantir o sucesso de longo prazo do projeto que apoiam. Esta tarefa também não é pequena, já que os DAOs supervisionam de forma conservadora mais do que $ 480 milhões.
Total de ativos DAO sob gestão. Fonte: DeepDAO
Organizações autônomas descentralizadas inscrevem tantos direitos e responsabilidades que uma corporação ou organização sem fins lucrativos normalmente gerencia para contratos inteligentes autoexecutáveis. Membros de DAOs usam tokens para votar nas regras de um protocolo ou sistema descentralizado maior. Enquanto o “DAO” mais famoso foi submetido a um grande hack em 2016, quando Ethereum estava começando a decolar (narrado no novo livro de Matt Leising, Fora do Éter), o conceito de DAOs ainda tem um apelo poderoso para projetos que desejam estender as decisões de governança para a comunidade de seus detentores de tokens. A MakerDAO é um exemplo, em que os detentores do token de governança MKR votam em alterações no protocolo stablecoin DAI.
Até agora, a maioria dos DAOs opera sob a seguinte estrutura. Qualquer pessoa que possua uma certa quantidade de tokens pode sugerir alterações no protocolo subjacente. Essas propostas podem ser de natureza técnica, como Proposta do Composto nº 31, que buscava ajustar os fatores de reserva para vários mercados de compostos, ou mais ideológicos, como o Dharma Uniswap Proposta # 2 para o Uniswap DAO, que chamou o Uniswap para recompensar seus usuários com UNI, já que eles foram deixados de fora da distribuição inicial do token.
Depois que uma sugestão for proposta com sucesso, a comunidade de detentores de tokens de governança para o respectivo projeto deve votar se eles são “a favor” ou “contra” a proposta. Diferentes DAOs têm diferentes requisitos de quorum para que uma proposta seja aprovada, mas, desde que esse quorum seja atendido, geralmente regras de maioria. Cada DAO tem algumas diferenças fundamentais, assim como cada democracia ao redor do mundo varia em como eles executam os princípios democráticos. Existem níveis distintos de freios e contrapesos nos diferentes DAOs.
Como a composição de contratos inteligentes para criar DAOs é de código aberto, está se tornando mais fácil usar as estruturas DAO existentes, como Aragão, MolochDAO, ou DXdao para gerenciar projetos. Aragon é a estrutura DAO mais popular, usada por BarnBridge, PieDAO e Aavegotchi, entre outros. DAOstack (ou dxDAO), desenvolvido por Gnose, gerencia Omen.eth (uma plataforma de mercado de previsão), Swapr.eth (um criador de mercado automatizado), Mesa.eth (uma bolsa descentralizada) e Rails.eth (um sistema de micropagamento). No total, DXdao gerencia $ 30,9 milhões entre 448 membros.
Principais DAOs por ativos sob gerenciamento. Fonte: DeepDAO
Embora muitos dos DAOs descritos acima estejam experimentando novas estruturas de governança, alguns DAOs optaram por replicar modelos de governança mais tradicionais. Por exemplo, O LAO (uma organização autônoma de responsabilidade limitada) é um DAO de investimento que se assemelha muito a uma empresa de capital de risco. Você deve ser um investidor credenciado para ingressar neste DAO e, uma vez aceito, os membros discutem vários projetos para alocar os fundos do LAO. Quando um projeto está sendo seriamente considerado, os membros do LAO votam se o projeto deve receber financiamento do grupo.
Os DAOs são descentralizados?
Obviamente, ainda estamos no início do estágio de experimentação do DAO e vimos alguns DAOs apresentarem alguns problemas. Por exemplo, o Yearn “DAO” recentemente passou em um YIP-57 intitulado “Funding Yearn’s Future.” Esta votação levará à impressão de mais YFI, a fim de incentivar o desenvolvimento futuro de colaboradores da comunidade.
O problema? Em setembro de 2020, o Detentores de tokens de governança YFI votaram para queimar a chave da moeda, o que significa que já houve uma votação para se livrar da capacidade de imprimir mais YFI. A equipe de desenvolvimento central da Yearn decidiu não cumprir a votação inicial, mas está executando a votação para imprimir mais YFI.
Os poderes exatos da equipe de desenvolvimento central da Yearn não foram descritos, nem o papel que os detentores de tokens de governança YFI desempenham no processo de governança. Esta falta de estrutura gerou confusão dentro da comunidade YFI e levou a alguns questionamentos sobre a descentralização do “DAO” de Yearn.
Independentemente disso, os DAOs continuarão a ser uma força crescente no DeFi e além. Estamos nas fases iniciais de experimentação para saber como serão essas novas estruturas de governança e como elas irão operar.
DAOsDeFiEthereumGovernanceMetaMaskNewsletterSubscreva nosso boletim informativo para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mail