Quero explicar o DeFi ao meu pai

blog 1NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos

Assine a nossa newsletter.

Endereço de email

Nós respeitamos sua privacidade

HomeBlogCodefi

Quero explicar o DeFi ao meu pai

Antes de baixar MetaMask e iniciar sua jornada DeFi, gostaríamos de apresentar os principais termos e ideias que tornam o financiamento descentralizado possível. por Anthony Albertorio 12 de fevereiro de 2021 Postado em 12 de fevereiro de 2021

EswPwwoW8AMXPkt

Então, você é um iniciante completo e tem ouvido falar sobre DeFi e criptografia. Você também adoraria começar. Bem, você está no lugar certo! Este artigo fará parte de uma série para iniciantes que apresenta as finanças descentralizadas (DeFi). Antes de baixar MetaMask e iniciar sua jornada DeFi, gostaríamos de apresentar os principais termos e ideias que tornam o financiamento descentralizado possível.

Depois de ler, você irá:

  • Entenda o que é DeFi
  • Ser capaz de explicar o que DeFi é para um amigo
  • Visite vários aplicativos DeFi

TL; DR:

&# 129300; ❓ Se o seu amigo perguntar a você “O que é DeFi?”

&# 128483; ️ Aplicativos financeiros em um blockchain aberto e programável para atividades como economizar, emprestar, enviar dinheiro, negociar, investir e muito mais.

&# 129300; ❓ Se seu amigo perguntar a você “Por que devo me preocupar ou usar o DeFi?”

&# 128483; ️ O DeFi oferece uma alternativa ao seu sistema financeiro que oferece acesso sem permissão, a qualquer hora e em qualquer lugar com conexão à Internet. Pela primeira vez, você não precisa ser entrevistado por algum banqueiro enfadonho para um empréstimo ou enviar uma quantidade significativa de informações pessoais a uma bolsa para negociar. Qualquer pessoa pode ter acesso, desde que tenha os recursos necessários para enviar transações na rede.

Tudo bem, vamos começar com os termos básicos que guiarão sua jornada.

O que é finanças?

Finança é definido como a gestão do dinheiro e inclui atividades como poupança, empréstimo, empréstimo, investimento, orçamento e previsão. As finanças podem ser vistas como uma ferramenta social para gerenciar recursos, riscos e recompensas no espaço e no tempo. Hoje, os serviços financeiros representam cerca de 20% do PIB global. 

O que é DeFi?

Finanças descentralizadas ou DeFi é o termo usado para aplicativos que usam um tipo de software chamado “blockchains” da simples transferência de valor para atividades financeiras mais abrangentes. A maior parte da atividade DeFi ocorre no Ethereum. Esses aplicativos descentralizados (Dapps) e protocolos (instruções para interações entre computadores) permitem que qualquer pessoa os acesse e crie serviços sobre eles sem exigir permissão. DeFi fornece soluções e novos recursos para as mesmas necessidades econômicas atemporais: Pague, Economize, Negocie, Invest.

&# 128161; Você pode pensar no aplicativo DeFi baseado em blockchain como uma máquina de vendas que distribui transações financeiras. Uma moeda é inserida e uma atividade financeira ocorre.

&# 128214; UMA blockchain é um banco de dados descentralizado composto de dados gravados digitalmente e imutáveis ​​em pacotes chamados de blocos. Cada bloco é “encadeado” ao próximo bloco usando uma assinatura criptográfica e protegido por nós em uma rede que abrange o globo. O banco de dados do blockchain é atualizado automaticamente quando novas transações são verificadas, e cada computador que faz parte da rede chega a um consenso sobre o histórico correto de transações. Clique aqui para saber mais sobre o blockchain.

&# 128161; Quando você pensa em blockchains, pense em uma ferramenta de colaboração que usamos para concordar sobre quem possui o quê. Vários computadores têm uma cópia e uma verificação cruzada das transações.

&# 128214; Por que alguém operaria esses computadores? Os computadores selecionados pelo mecanismo de consenso recebem uma recompensa. Essa recompensa é um incentivo econômico que alinha todas as operadoras para manter a segurança da rede. O processo de estender o blockchain leva à criação da moeda. Para usar a rede, os usuários pagam uma taxa adicional para compensar os computadores que protegem a rede. 

&# 128161; As redes blockchains dão às pessoas a capacidade de modelar a escassez com computadores e fazer com que todos concordem sem a necessidade de confiar em intermediários. Ethereum é o blockchain mais usado no mundo e a base de outros aplicativos, como DeFi.

No centro do DeFi está a capacidade de criar sistemas de código aberto, sem permissão e descentralizados. Ser de código aberto significa que qualquer pessoa em qualquer lugar pode inspecionar o código para garantir sua segurança. Isso também significa que as pessoas podem compartilhar seus conhecimentos e inovar novos produtos e ideias rapidamente.  

Da mesma forma que o acesso aberto com revisão por pares ajuda o progresso da ciência, o código aberto ajuda o progresso de nossa infraestrutura técnica. DeFi é possível pela existência de blockchains programáveis ​​como Ethereum.

&# 128161; Quando você pensa em DeFi, pense em serviços para entrar em relacionamentos de dever ou possuir algo. Eles podem ser acessados ​​por qualquer pessoa. Vários computadores têm uma cópia e uma verificação cruzada das transações.

O que torna o Ethereum um blockchain programável é a capacidade de armazenar e executar programas dentro dele. Esses programas são chamados contratos inteligentes. Os contratos inteligentes são onde reside a lógica de negócios dos aplicativos DeFi. Uma vez que qualquer pessoa pode ligar e interagir com eles, esses aplicativos financeiros não têm permissão. Além disso, todos os contratos inteligentes residem no mesmo sistema, permitindo que o compartilhamento de dados seja contínuo.

Por que você usaria aplicativos DeFi?

Se você já tem serviços bancários, pode acessar produtos semelhantes a preços mais baixos removendo os intermediários. Com uma pesquisa adequada, você pode encontrar projetos com taxas de retorno surpreendentes semelhantes a startups em estágio inicial.

Se você é uma startup de fintech, pode criar produtos com uma pilha de software que é interoperável, combinável, sem permissão e oferece uma gama maior de possibilidades prontas para uso. O back office para operação financeira é um mercado de US $ 250 bilhões que está pronto para uma ruptura.

Se você não tem acesso a serviços bancários, finalmente tem uma alternativa às instituições locais que podem não ser confiáveis, podem não oferecer serviços de baixo custo ou podem excluí-lo por uma série de razões. Globalmente, 1,7 bilhão de pessoas não podem acessar serviços bancários simples. Outros bilhões têm dificuldade de acessar serviços financeiros sofisticados, reduzindo o crescimento. 

O DeFi melhora as atuais atividades financeiras, alargando as suas capacidades devido à sua natureza programável. Melhora:

  • Transferindo fundos – liquidação instantânea com transações levando cerca de 15 segundos.
  • Baixas taxas de transferência – O custo para enviar $ 1 ou 1 bilhão de dólares é o mesmo.
  • Pedindo emprestado – O DeFi permite que qualquer pessoa peça capital emprestado, desde que atenda aos parâmetros predefinidos, independentemente de sua formação
  • Empréstimo – Aplicativos DeFi geralmente oferecem taxas mais altas de devolução e pagamentos de streaming.
  • Trocas descentralizadas – Acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana aos mercados de negociação com ampla concorrência para manter as taxas baixas. Essas entidades permitem a listagem fácil de qualquer ativo representado por tokens de criptomoeda, uma vez que ambos residem no mesmo sistema.
  • Escrow sem confiança – DeFi reduz significativamente o risco de contraparte usando código programável, imutável e verificável para manter o valor e apenas dispersar sob as condições acordadas. Trocas ponto a ponto confiáveis ​​com eficiência e facilidade, sem a necessidade de confiar em uma entidade terceirizada.
  • Propriedade fracionada de qualquer ativo O DeFi permite que os usuários possuam uma parcela fracionária de qualquer ativo digital representado por um token.
  • Derivados – As plataformas DeFi permitem que qualquer pessoa crie exposição sintética a qualquer classe de ativos. Devido à sua ampla distribuição, as pessoas fora dos mercados dos EUA podem ganhar exposição a ações dos EUA a um custo menor de uma maneira mais simples.
  • Stablecoins – Moedas digitais vinculadas a uma moeda como o dólar americano permitem que os usuários se protejam contra a desvalorização da moeda local e retenham seu patrimônio.
  • Governança – Organizações transparentes e descentralizadas permitem que os usuários gerenciem seu dinheiro diretamente, eliminando o risco moral de a administração cobrar taxas excessivas de um veículo de investimento de baixo desempenho.
  • Mercados – A criação de uma comunidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, possuída e administrada.
  • Desbloqueando investimentos ilíquidos – DeFi apresenta a capacidade de investimentos ilíquidos, como imóveis, de serem tokenizados e listados nos mercados de câmbio.

Imagem

Quais são os benefícios de alto nível do DeFi:

O DeFi oferece vários benefícios em comparação com os aplicativos financeiros tradicionais:

  • Maiores retornos: embora arriscado, acessar os serviços DeFi pode gerar retornos mais elevados do que os produtos financeiros tradicionais  
  • Sem permissão: não há necessidade de pedir a instituições financeiras para criar ou usar serviços.
  • Acesso: qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo com um computador pode acessar ou criar serviços financeiros inovadores.
  • Mais escolha: Inovação mais rápida em serviços financeiros.
  • Interoperabilidade: a capacidade de os serviços interagirem facilmente entre si.
  • Composibilidade: a capacidade dos serviços financeiros de se misturarem, combinarem ou se estenderem facilmente. Eles são modulares como “legos de dinheiro”.
  • Descentralização: permite um sistema mais robusto que é menos sujeito a falhas ou colapso sistêmico.
  • Auditabilidade: permite que as entidades verifiquem facilmente as transações para que sejam mais confiáveis.
  • Resistência à censura: protege os direitos individuais de participação na atividade econômica.
  • Custódia do usuário: os usuários mantêm a propriedade completa de seus ativos ou dados.
  • Pessoa para pessoa: para que os usuários possam se envolver diretamente e negociar com poucos ou nenhum intermediário.
  • Sem confiança: certas ferramentas reduzem o risco da contraparte.
  • Privacidade: certos projetos estão trabalhando para proteger sua privacidade.
  • Mais barato: Taxas mais baixas, mais fácil mover grandes quantias de dinheiro com acesso mais fácil ao capital.

Nem todos são 100% benefícios sem risco. Os aplicativos DeFi apresentam alguns riscos que os usuários devem levar em consideração:

  • Maior responsabilidade do usuário: já que os usuários podem possuir ativos sem custodiantes.
  • Novos hábitos de segurança: os usuários precisam aprender novos hábitos de segurança com novas tecnologias.
  • Perdas irreversíveis: criado por erros do usuário.
  • Alta volatilidade: em comparação com ativos tradicionais.
  • Risco técnico: código defeituoso pode levar a hacks e perda de fundos.
  • Fraude: existem muitos projetos de embuste.
  • Phishing: hackers enganando usuários para que compartilhem informações confidenciais.
  • Mau ajuste ao mercado: o produto fracassa.
  • Investimentos ilíquidos: pode bloquear seus fundos e criar custos de oportunidade.

À medida que aprendermos mais sobre o DeFi e começarmos a usar os aplicativos, iremos abordá-los em detalhes.

&# 128161; Finanças descentralizadas atualizam e aumentam a possibilidade de atividades financeiras tradicionais! 

Perguntas para reflexão

  • O que é DeFi?
  • Quais são algumas das aplicações de finanças descentralizadas?
  • O que são contratos inteligentes?
  • Por que um blockchain é útil?
  • Por que o DeFi é útil?

No próximo artigo, mostraremos como fazer o download do MetaMask, obter um pouco de ETH e começar a usar esses aplicativos DeFi. Enquanto isso, você pode começar.

  • Verificação de saída a história do DeFi por Finematics. 
  • MetaMask – A carteira de criptomoeda líder
  • AirSwap – Troca descentralizada de ponto a ponto de balcão com zero deslizamento
  • Uniswap – Uma troca descentralizada
  • MakerDAO – Uma stablecoin líder garantida com ativos de criptomoeda
  • Compound.finance – um protocolo de empréstimo automatizado descentralizado
  • UMA – Protocolo de derivados
  • yearn.finance – gestão descentralizada de ativos
  • Elo de corrente – Provedor de dados para protocolos DeFi
  • Nexus.Mutual – Provedor de seguro descentralizado

Rariable – Criar, vender ou coletar itens digitais protegidos com blockchain

BlockchainDeFiHow ToMetaMaskNewsletterSubscreva nossa newsletter para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mail