Tudo o que você precisa saber sobre as moedas digitais do Banco Central
NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos
Assine a nossa newsletter.
Endereço de email
Nós respeitamos sua privacidade
HomeBlog Enterprise Blockchain
Tudo o que você precisa saber sobre as moedas digitais do Banco Central
Leia o whitepaper da ConsenSys: “Bancos centrais e o futuro do dinheiro”, por ConsenSys em 24 de janeiro de 2020, publicado em 24 de janeiro de 2020
Stablecoins –– criptomoedas que retêm um valor nominal ou são lastreadas por moedas fiduciárias –– têm crescido em popularidade nos últimos anos junto com o crescimento explosivo das finanças descentralizadas. Agora, as principais instituições financeiras em todo o mundo, incluindo bancos globais, estão experimentando moedas digitais, e stablecoins estão fornecendo uma rota de entrada ideal em vários casos.
O Banco da Inglaterra tem anunciado oficialmente que examinará os benefícios potenciais da implementação de uma moeda digital. Funcionários do Banco da Inglaterra se reunirão com os seguintes bancos para reunir pesquisas e discutir a possível implementação de uma moeda digital do banco central:
- O banco do japão
- Banco Central Europeu (BCE)
- The Sveriges Riksbank
- O Banco do Canadá
- Banco Nacional da Suíça e
- Banco de Pagamentos Internacionais (BIS)
Novo artigo sobre moedas digitais do Banco Central
Em Davos em 2020, a ConsenSys lançou um white paper que apresenta uma proposta prática para moedas digitais do banco central no blockchain Ethereum: “Bancos centrais e o futuro do dinheiro”.
O white paper também fornece uma visão geral da história e do estado atual das moedas digitais do banco central, bem como um exemplo de como um CBDC poderia ser projetado e construído no blockchain Ethereum.
O que são moedas digitais do Banco Central?
Moedas digitais do Banco Central são ativos digitais contabilizados por meio de um único razão (distribuído ou não) que atua como uma única fonte de verdade. As moedas digitais do banco central representam uma reclamação contra o banco central, semelhante à forma como as notas bancárias funcionam hoje. Finalmente, a moeda é controlada pelo banco central – o que significa que o fornecimento de CBDC é totalmente controlado e determinado pelo banco central. Um CBDC difere de um stablecoin de criptomoeda tradicional, onde a emissão não é controlada por um banco, mas sim por um grupo de indivíduos.
O white paper fornece uma visão geral do potencial e dos riscos do CBDC, bem como um exemplo de como um CBDC poderia ser projetado e construído no blockchain Ethereum. A intenção é dar ao leitor não apenas uma boa base para este importante tema, mas também – por meio de uma proposta concreta – um olhar prático sobre o que pode implicar a implementação de um CDB..
Saiba mais sobre os tipos de moedas digitais do banco central no white paper: “Bancos centrais e o futuro do dinheiro”.
O white paper também aborda outros tópicos, incluindo:
- Criptomoedas, stablecoins e a ascensão do dinheiro digital
- Introdução às moedas digitais do banco central
- Benefícios das moedas digitais para os bancos centrais e a economia
- Requisitos para a implementação bem-sucedida do CDBC
- Arquitetura proposta para moeda do banco central baseada em Ethereum
Entre as inovações mais significativas que estamos testemunhando hoje estão stablecoins, ou criptomoedas emitidas de forma privada atreladas a um ativo estável, que hoje têm uma capitalização de mercado superior a $ 5 bilhões de dólares, bem como o fenômeno paralelo de moedas digitais emitidas pelo banco central, comumente referido como CBDC, que são o assunto deste artigo. De acordo com o Bank of International Settlements, mais de 70% dos bancos centrais estão pensando em emitir uma moeda digital em um blockchain. Achamos que este é um desenvolvimento a ser aplaudido.
Joseph Lubin
Por que as moedas digitais do banco central são importantes?
Enquanto estamos no precipício de uma revolução financeira e tecnológica, as principais instituições financeiras estão prontas para se beneficiar de melhores serviços financeiros e operações internas que reduzem custos e aumentam a eficiência. Um mundo no qual os CBDCs são proeminentes melhorará a política monetária global, fornecendo novas ferramentas para controlar a oferta de dinheiro e conformidade regulatória. As pessoas físicas se beneficiarão de remessas internacionais mais baratas e de liquidação em tempo real para contrapartes específicas. No entanto, a verdadeira criação de valor surgirá de sistemas globais mais conectados que aumentarão a inovação e colaboração transfronteiriças.
CBDCNewsletterSubscreva a nossa newsletter para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mailConteúdo exclusivoGuia
Guia completo para redes de negócios Blockchain
Webinar
Introdução à Tokenização
Webinar
O futuro das finanças: ativos digitais e DeFi
Webinar
O que é Enterprise Ethereum?
Papel branco
Bancos centrais e o futuro do dinheiro
Case Stud