Explicação da tecnologia Blockchain: um ecossistema descentralizado

A tecnologia Blockchain está mais ou menos, lentamente tomando conta do mundo digital. Uma coisa que posso dizer com certeza é que essa tecnologia vai atrapalhar quase todas as indústrias no mercado agora. Então, agora é a hora de saber tudo o que há para saber sobre isso.

Certamente, o blockchain é uma tecnologia sofisticada e há muitos elementos dentro do sistema central que precisam de explicação. Na realidade, tudo isso pode ser bastante opressor para um iniciante.

É por isso que neste guia explicado pela tecnologia do blockchain irei explicar todas as propriedades do blockchain que o tornam tão distinto.

Então, espero que você goste muito disso. Vamos começar explicando!

Capítulo 1: O que é tecnologia Blockchain?

Vamos começar com a pergunta mais básica de todos os tempos – “O que é tecnologia blockchain?” Bem, a tecnologia blockchain é um sistema de contabilidade distribuído que promove descentralização, transparência e integridade de dados.

Explicação da tecnologia Blockchain

Parece confuso?

Deixe-me explicar a tecnologia do blockchain de uma maneira simples. Imagine vários blocos conectados em um formato semelhante a uma cadeia. Aqui, todos os blocos serão ligados ao bloco anterior e ao bloco na frente dele.

Além disso, todos os blocos dessa cadeia contêm alguma forma de dados, e a cadeia representa a estrutura de ligação. Na realidade, cada bloco será vinculado usando a criptografia. Além disso, todos os blocos nessa cadeia terão um hash ID criptográfico junto com dados transacionais e carimbos de data / hora.

E então você termina com uma crescente cadeia de blocos, e isso é meu amigo o que é um blockchain. Você pode pensar nisso como um banco de dados que armazena informações de uma maneira única. Mas o blockchain e os bancos de dados são praticamente diferentes na natureza, embora ambos armazenem informações.

Por padrão, a tecnologia blockchain não oferece suporte a nenhuma modificação dos dados. Portanto, quaisquer dados que iriam para o bloco nunca podem ser excluídos ou alterados. Assim, ficará lá para sempre. Outro fato significativo sobre a tecnologia blockchain explicada é que a rede é uma rede ponto a ponto.

Portanto, não há nenhuma conexão centralizada à espreita nas sombras, tentando roubar suas informações. Quero dizer, quem não gostaria de tanta liberdade, certo?

Explicação da tecnologia Blockchain: como funciona?

Bem, é hora de você saber como a tecnologia realmente funciona neste guia explicado sobre a tecnologia do blockchain. Mas antes de começar, dê uma olhada em alguns dos recursos importantes que você deve conhecer de antemão.

O Blockchain armazenava todas as informações em um sistema de contabilidade. Além disso, qualquer tipo de troca de dados é chamado de “transações”. Anteriormente, o blockchain destinava-se apenas a transações de moedas digitais, mas agora também pode usar outras formas de dados.

Cada usuário da rede é chamado de “nós” e eles recebem uma cópia do razão atualizado. Além disso, cada nó possui uma maneira diferente de se comunicar entre si. O sistema varia de blockchain para blockchain.

Agora vamos começar a explicação da tecnologia blockchain!

Em primeiro lugar, um usuário solicitará uma transação na rede. Aqui, ele / ela receberá duas chaves – pública e privada. Mas o usuário só pode fazer transações usando a chave privada. E para encontrar a outra pessoa para quem você está enviando dinheiro, você precisará da chave pública dela.

De qualquer forma, após a solicitação é criado um bloco com todas as informações da transação. Na realidade, tudo no bloco é criptografado para promover a segurança.

Depois de criado, ele será transmitido para todos os nós da rede. Na tecnologia blockchain explicada, você precisa de verificação de outros nós de que o que você reivindicou é válido. E então os outros nós usam um algoritmo de consenso (explicarei o que é um pouco mais tarde) para validar as informações.

Assim que o seu bloco for validado, o bloco terá um lugar na cadeia. Ao mesmo tempo, a transação que você fez também será executada.

Entender como funciona não parece muito difícil agora, não é??

Confira nosso Blockchain vs. Guia de banco de dados para saber a diferença entre esses dois.

Capítulo 2: Camadas de tecnologia Blockchain

Agora vamos falar sobre as diferentes camadas da tecnologia blockchain nesta explicação do guia de tecnologia blockchain. Basicamente, existem 5 camadas diferentes de tecnologia, e veremos cada uma delas aqui.

Então vamos começar.

1. Camada de aplicação

Primeiramente, vamos falar sobre a camada de aplicativo. Na realidade, ele vem com dApps, navegador dApp, interface do usuário e a hospedagem do aplicativo.

Usando o navegador dApp, você pode obter acesso aos aplicativos descentralizados. Infelizmente, navegadores típicos como Chrome ou Firefox não são capazes de navegar por aplicativos descentralizados. Então, neste, você obterá uma interface de usuário completamente diferente, semelhante aos navegadores típicos.

No entanto, com eles, você também pode navegar na Internet normal.

Em seguida, a hospedagem do aplicativo permite que você execute todos os aplicativos descentralizados nesta camada. Sem esse elemento, nenhum dApps pode estar ativo na Internet. Obviamente, o protocolo de hospedagem também será totalmente descentralizado. Além disso, a manutenção desses servidores de hospedagem é absolutamente segura, pois apresentam um baixo risco.

Em seguida, vêm os aplicativos descentralizados. Normalmente, eles são semelhantes ao aplicativo de hoje, mas com uma mudança distinta. Todos eles possuem uma rede descentralizada. Além disso, eles são extremamente fáceis de fazer hoje em dia.

2. Camada de serviços

Esta é a segunda camada após a camada de aplicação. Neste, você terá acesso a todas as ferramentas essenciais que o ajudarão a construir e executar a camada dApps. Na realidade, nesta camada explicada de blockchain, cobre todos os elementos vitais.

Mais ainda, você terá acesso a governança, computação fora da cadeia, canais estaduais, feeds de dados e cadeias laterais.

Os feeds de dados são um processo que ajuda a obter as informações mais atualizadas de todas as fontes confiáveis. Assim, ajudará os nós a obter as informações de atualizações mais recentes sobre a rede.

Por outro lado, a computação fora da cadeia está aqui para fazer o processo de computação fora do blockchain. Além disso, promove privacidade adicional e elimina o sistema de rede central queimado.

Além disso, você terá uma estrutura de governança aqui também. Na realidade, trata-se basicamente de uma organização autônoma sem humanos que pode promover um ambiente justo.

Além disso, o canal de estado real é o caminho entre dois nós. Então, usando canais de estado, dois nós podem se comunicar um com o outro.

Além desses, também existem outros elementos nas camadas explicadas do blockchain. Principalmente, são oráculos, assinaturas múltiplas, contratos inteligentes, ativos digitais, carteiras, armazenamentos de arquivos distribuídos, identidades digitais, etc..

Eles são opcionais porque uma tecnologia de blockchain pode ter ou não.

Oráculos:

Oráculos são necessários para contratos inteligentes porque atuam como um agente para coletar informações de fora da rede.

Multi-assinaturas:

Este elemento garante um tipo diferente de protocolo de segurança. Na realidade, você precisaria assinar qualquer transação sem uma assinatura exclusiva para fazer uma transação. E aqui, você pode escolher quantas dessas assinaturas deseja para a transação.

Contratos inteligentes:

Estes são principalmente contratos legais autoexecutáveis ​​dentro de dois participantes na rede de tecnologia blockchain. Na realidade, todo o sistema se livra do problema de confiança e permite que você troque rapidamente qualquer tipo de ativo.

Mas veremos isso mais tarde no guia explicado do blockchain.

Ativos digitais:

Agora, na pilha de tecnologia do blockchain, o ativo digital pode se referir a qualquer coisa. Na realidade, pode significar criptomoedas, ações, ouro ou até mesmo outros tipos de documentos. Além disso, qualquer elemento digital com valores reais no mundo real seria conhecido como ativos digitais.

Carteiras:

Aqui, nas carteiras de tecnologia blockchain são para armazenar todos os ativos digitais que você terá na rede.

Armazenamento de arquivo distribuído:

Na explicação da tecnologia blockchain, posso dizer com segurança que os armazenamentos de arquivos distribuídos são, na verdade, um local de servidor onde todos os dados serão armazenados. Obviamente, você precisará de autenticação para acessá-los.

Identidade Digital:

Na realidade, essas são as identidades dos usuários na rede. Além disso, você precisará ter autenticação adequada na rede.

Vamos passar para a próxima camada neste guia explicado de blockchain.

3. Camada Semântica

Nesta camada, existem algoritmos de consenso, máquinas virtuais, qualquer tipo de requisitos de participação e assim por diante.

Não há rede blockchain sem algoritmos de consenso. Na realidade, algoritmos de consenso são absolutamente necessários para manter um acordo entre todos os nós. Praticamente, é um processo em que todos os nós chegam ao mesmo acordo sobre as informações no livro-razão.

Além disso, no razão, ninguém pode simplesmente iniciar uma transação e adicioná-la. Ele / ela também pode não ser honesto. Portanto, para ter certeza de que as informações do bloco são válidas, todos os nós chegam ao mesmo acordo. Mas falaremos mais sobre isso mais tarde no guia explicado do blockchain.

Em seguida, vêm os requisitos de participação. Na realidade, essas são principalmente regras que ajudam a rede a decidir quem pode entrar no sistema e quem não pode. Além disso, esse elemento é basicamente para as tecnologias de blockchain privadas que existem.

Por outro lado, as máquinas virtuais oferecem segurança e ambiente de execução para todas as tarefas na rede.

Principalmente, é usado na execução inteligente de contratos. Em seguida, vêm as cadeias laterais onde os desenvolvedores podem ir para outro ambiente de blockchain separado para desenvolver aplicativos descentralizados sem afetar a rede central.

De qualquer forma, vamos passar para a próxima camada na explicação do guia de tecnologia do blockchain.

4. Camada de rede

Outra camada após a semântica é a camada de rede. Ele contém Trusted Execution Environment (TEE), Roll seu próprio mecanismo, RLPx, Block delivery network e muito mais.

O ambiente de execução basicamente confiável ajuda a arquitetura a manter os problemas de escalabilidade. Não apenas ajuda a rede a superar esse problema, mas também a torna mais segura. Além disso, ajuda a armazenar dados longe da rede principal para tirar algumas das cargas dela.

Normalmente, esses protocolos são para quando um protocolo padrão não se ajusta totalmente à infraestrutura. Portanto, ele permite que você personalize outros protocolos para melhor se adaptar a ele. É melhor trabalhar com os padrões. Mas, em alguns casos, o padrão pode não ser suficiente.

Por outro lado, RLPx é uma suíte de rede que auxilia no transporte de dados entre dois peers. De qualquer forma, ele cria uma interface para ajudar os usuários a se comunicarem na rede blockchain.

Por último, as redes de entrega de bloqueio são um sistema de rede que entregará um conteúdo da web ou página a você se você solicitar. Na realidade, você pode ver isso na arquitetura típica da Internet.

Mas se você estiver trabalhando em um aplicativo descentralizado, você precisará de algum tipo de sistema de entrega para acessar o conteúdo da web, não é??

Agora, vamos passar para a próxima camada nesta explicação da tecnologia blockchain.

5. Camada de infraestrutura

Esta é a última camada na arquitetura da tecnologia blockchain. Neste, você pode se deparar com a mineração como um protocolo de serviço. No entanto, agora, a mineração está lentamente desaparecendo devido ao excesso de energia de que necessita.

Por outro lado, a virtualização é o meio de criar qualquer tipo de recurso virtual, como servidores, rede, armazenamento, SO, etc. Além disso, opera em três níveis – hardware, sistema e servidor. Os nós também fazem parte dessa camada. Qualquer dispositivo conectado à rede é considerado um nó.

Na realidade, praticamente sem nós, não haverá nenhuma tecnologia de blockchain. Outro elemento interessante dessa camada é o armazenamento descentralizado da rede. Por ser descentralizado, é mais seguro do que nunca.

Na realidade, você também pode ver o token nesta camada. Os tokens ajudam a manter o ecossistema e são um ativo nativo da rede.

Então, essas são as cinco camadas da tecnologia blockchain. Agora, vamos passar para a próxima fase deste guia de tecnologia de blockchain de explicação.

Capítulo 3: O que são contratos inteligentes?

Agora vamos falar sobre um dos componentes significativos da tecnologia blockchain neste guia de tecnologia de blockchain de explicação. Anteriormente, você teve uma pequena introdução aos contratos inteligentes. Mas agora vamos nos aprofundar um pouco mais neste tópico.

A definição usual seria –

Contratos inteligentes são contratos legais autoexecutáveis ​​dentro de dois participantes na rede blockchain.

Normalmente, com o contrato inteligente, você pode praticamente trocar qualquer tipo de ativo, como dinheiro, propriedade, ações, qualquer coisa que seja considerada valiosa. Além disso, permite que você faça isso de forma segura e transparente. Além disso, em contratos inteligentes, não há necessidade de qualquer intermediário.

Agora, existem muitos aplicativos de blockchain que vêm com integração de contratos inteligentes.

Portanto, esta é a principal diferença entre os contratos típicos. No caso de quaisquer contratos legais, você precisaria pagar pelo serviço e, em seguida, recebê-lo em troca.

No entanto, aqui você não terá que esperar que o serviço seja feito depois de pagar por ele. Portanto, não há nenhum problema com a confiança. Então, é como uma máquina de venda automática, onde você pode obter doces ou lanches logo após o pagamento.

Para ajudá-lo a entender melhor qual é a situação, explicarei como ela realmente funciona neste guia de tecnologia de blockchain de explicação.

Como funciona?

Em primeiro lugar, uma parte cria um contrato após o acordo total de duas ou mais partes. Quando o contrato é criado, todas as partes podem optar por permanecer anônimas. No espaço típico de rede privada, principalmente você teria que ter um processo de autenticação adequado para entrar no sistema.

Portanto, quando alguém inicia um contrato inteligente com você, provavelmente também saberá sua identificação. Bem, pelo menos você teria que informá-los sobre o endereço público.

Depois disso, as partes estabeleceriam qualquer tipo de regra que precisasse ser cumprida para que o contrato fosse válido. Pode ser qualquer coisa ou qualquer evento desencadeador. Então, quando essa condição for feita, ele irá automaticamente disparar o próximo evento.

Depois que tudo for configurado, ele será verificado e armazenado no livro-razão. Depois disso, todos os conectados a esse contrato seriam capazes de ver o andamento direto da rede. Além disso, em caso de rastreamento tudo será em tempo real.

Depois de cumprir todas as condições para cumprir o contrato, ele se autoexecutará e distribuirá o dinheiro.

Basicamente, é uma ótima maneira de automatizar o processo de qualquer contrato. Como tudo é automatizado e rastreado diretamente da IU, isso economiza muito tempo e dinheiro.

Por que o contrato inteligente é tão benéfico?

Outro fato importante que devo explicar neste guia de tecnologia de blockchain é que os contratos inteligentes são altamente benéficos. Mas por que? Bem, vamos descobrir.

  • Sem interrupção: Por se livrar do intermediário, não há tempo de interrupção irritante no processo.
  • Alta seguranca: Você pode ver tudo diretamente da IU dos aplicativos do blockchain, então não há como alguém te enganar, já que você faz o processo. Além disso, ninguém pode hackear os dados do contrato inteligente para alterar o resultado.
  • Bastante rápido: Normalmente, o processamento manual de tudo leva muito tempo. Mas quando está na rede de aplicativos blockchain, fluirá muito rápido.
  • Nenhum erro humano: Praticamente em muitos contratos, o erro de origem humana custa muito dinheiro e tempo. Mas com este contrato digital de aplicativos de blockchain, a chance para isso é inteiramente baixa.
  • Mais lucro: Na verdade, livrar-se do intermediário também elimina a opção de pagamento extra. Então, isso significa mais lucro para você.

Então, essas são as vantagens dos contratos inteligentes. Vamos passar para a próxima fase desses conceitos básicos do guia de tecnologia do blockchain.

Capítulo 4: Diferentes Algoritmos de Consenso

  • Prova de Trabalho

Prova de trabalho é o primeiro algoritmo de consenso na rede blockchain. Como você sabe, o bitcoin teve a primeira rede de blockchain em funcionamento e usou a prova de trabalho. Depois disso, muitas outras redes de blockchain usam esse método até agora.

No entanto, a prova de trabalho consome muita energia e é relativamente lenta. Neste, o mineiro tende a resolver problemas matemáticos complexos usando o poder computacional de seus dispositivos. Basicamente, é para verificar cada bloco da cadeia.

Vamos passar para os próximos algoritmos no guia de tecnologia do blockchain básico.

  • Prova de Trabalho Atrasada

Esta é outra versão do algoritmo de prova de trabalho. Você pode pensar nisso como um modelo híbrido. Na realidade, este permite que a rede aproveite o poder de hash de outra rede blockchain.

Mas como? Bem, alguns nós notários adicionam dados do primeiro blockchain ao segundo, garantindo assim a energia. Qualquer rede blockchain trabalhando no dPoW pode usar PoS ou PoW para funcionar corretamente. De qualquer forma, este é muito mais rápido do que a prova de trabalho original.

  • Prova de aposta

A prova de jogo veio, na verdade, por causa das limitações da prova de trabalho. Aqui, cada bloco será validado antes que qualquer outro bloco apareça. Além disso, os mineiros aqui podem apostar suas moedas e participar do processo.

Mas aqui a participação na obtenção dependeria principalmente da posse de moedas. Então, se você tem uma quantidade mínima de moedas, você pode participar ou então não pode. Na realidade, a prova de aposta é muito mais rápida e consome menos energia do que PoW.

  • Prova de participação delegada

Esta é outra variação do algoritmo de prova de aposta. Na realidade, este é muito mais robusto e flexível do que outros algoritmos até agora. Além disso, todos os nós aqui são delegados. Também existe um conceito de testemunhas que são selecionadas por meio de votação. Depois de validar cada nó, eles são pagos de acordo. Além disso, os delegados são escolhidos por meio de votação também. E principalmente esses nós são responsáveis ​​por alterar os parâmetros do sistema.

No entanto, eles não recebem o mesmo que as testemunhas. De qualquer forma, vamos passar para o próximo guia de tecnologia de noções básicas de blockchain.

  • Prova de aposta alugada

A prova de aposta alugada é mais uma entrada nos fundamentos da tecnologia de blockchain. Na realidade, a plataforma Waves usa esse algoritmo de consenso. Além disso, o processo limita o uso de energia de qualquer maneira possível.

Aqui, os pequenos proprietários podem alugar suas moedas para a rede e participar do processo de consenso. Portanto, não há questão de regras injustas neste. Como os portadores de moedas pequenas nunca tiveram chance nos algoritmos de PoS anteriores, aqui prevalece a transparência total.

  • Prova de velocidade da estaca

A prova da velocidade da aposta é uma adição relativamente nova aos fundamentos da tecnologia de blockchain. Atualmente, o Redcoin usa esse método para validar um bloco. Aqui, o processo o incentiva a ter propriedade e atividade na rede. Estas são principalmente duas funções desta nova moeda.

Na realidade, a moeda facilita principalmente as interações sociais no mundo digital. No entanto, é mais eficiente em termos de energia e gorduras do que PoW e PoS típicos.

  • Prova de tempo decorrido

É um ótimo algoritmo de consenso para aplicativos de blockchain. No entanto, este é principalmente adequado para uma rede blockchain do tipo permitido. Então, basicamente não é adequado para os públicos. Na realidade, todos os indivíduos precisam esperar um certo tempo para chegar a um consenso. O limite de tempo é escolhido aleatoriamente.

Depois de terminar o tempo de espera, eles podem criar um bloqueio. No entanto, para garantir que o vencedor escolha o número aleatório, tudo é monitorado dessa forma.

Além disso, também está monitorando que se o usuário esperou pelo tempo, ele deveria.

  • Tolerância prática a falhas bizantinas

Outro ótimo algoritmo de consenso para os aplicativos de blockchain. Na realidade, depende principalmente da máquina de estado. Mesmo que siga o mesmo método que o bizantino, mas ainda consegue se livrar do problema geral.

Antes que qualquer coisa aconteça, o sistema assume a possibilidade de falha e usa outros nós para gerenciar isso. Normalmente, todos os nós do sistema são especificamente organizados. E todos os nós da rede funcionam em harmonia e transmitem informações super-rápidas.

Então, mesmo se um nó ficar comprometido, todos os outros nós saberão sobre isso em breve.

  • Tolerância a falhas bizantinas simplificadas

No algoritmo de tolerância a falhas bizantino simplificado, um grupo de transações é validado ao mesmo tempo. Normalmente, o gerador de bloco, neste caso, coleta todas as transações de uma vez e as agrupa de acordo. Depois de agrupá-los, eles entram em outro bloco e esse bloco é verificado.

Antes de validar qualquer bloco grande, o gerador irá declarar todas as regras para os nós seguirem. Depois disso, um signatário do bloco usa sua própria assinatura para validá-los. E então, se algum dos blocos não vier com a chave, ela será rejeitada.

  • Tolerância a falhas bizantinas delegadas

Neste, o poder do general é drasticamente limitado. Ao escolher um líder para o exército de nós, o líder seria chamado de delegado. Em qualquer caso, se o general tenta ser corrupto, outro delegado substitui aquele.

Mais ainda, até mesmo o exército de nós pode discordar sobre o líder e escolher outro. ASSIM, como o general não teria poder único, outras partes não podem corromper esse nó. Além disso, todos os nós podem escolher um orador para retransmitir suas mensagens ao delegado.

Na realidade, para aprovar uma nova moção, pelo menos 66% de todos os delegados selecionados precisariam concordar com a moção.

  • Acordo Federado Bizantino

É uma adição bastante recente à família de algoritmos bizantinos. Você verá principalmente isso em uma rede onde os custos de transação são muito baixos, com alta escalabilidade e taxa de transferência. Além disso, aqui todo o general obteria seu próprio blockchain.

Atualmente, apenas Ripple e Steller usam esse método para validar os blocos. No entanto, antes que qualquer nó possa solicitar desempenho, esses nós precisam ser verificados de antemão. Então, os nós só vão escolher aqueles que realmente confiam neste caso.

  • Gráficos acíclicos dirigidos

Atualmente, IOTA e NXT usam gráficos acíclicos direcionados em sua rede de blockchain. Embora muitas pessoas o considerem um algoritmo de consenso, na realidade, não é inteiramente isso. Na verdade, é uma forma de estrutura de dados.

Além disso, os dados estão em ordem topológica diferente do formato em cadeia. Portanto, em vez de obter uma única cadeia, o DAG na verdade tem várias cadeias laterais. Assim, ele pode validar várias transações ao mesmo tempo em paralelo. É por isso que leva menos tempo do que algoritmos de consenso usuais.

  • Prova de Atividade

A prova de atividade usa tanto a prova de trabalho quanto a prova de aposta para fazer outro modelo de algoritmo híbrido. Assim, o sistema fica mais robusto contra qualquer tipo de ataque e também consome menos energia. Na realidade, os blocos da mina mineira que são modelos em vez de blocos completos.

Além disso, o bloco então indica a uma parte interessada que posteriormente valida o bloco pré-minerado restante. Além disso, quanto mais aposta um validador tiver, mais válida será sua verificação.

Por fim, todos os mineiros e validadores recebem uma parte justa do pagamento da rede.

  • Prova de Autoridade

Bem, este é um dos algoritmos de consenso de eficiência energética na lista agora. No entanto, é mais adequado para uma rede privada do que para redes públicas. Na realidade, apenas algumas das contas aprovadas podem participar do processo de validação.

Mais ainda, esses nós são previamente aprovados para serem validadores. De qualquer forma, um nó tem que ganhar o direito de validar outros blocos e também precisa deixar seu computador intocado. Por fazer isso, eles recebem recompensas na rede para manter sua autoridade.

  • Prova de Reputação

Outro protocolo de consenso que é mais adequado para redes permitidas do que públicas. Normalmente, neste caso, os nós precisam ter uma boa reputação para participar do processo. Além disso, os nós enfrentarão consequências graves se ele / ela tentar trapacear no processo de validação.

Portanto, nem todos os nós podem realmente participar dela. Uma vez que o nó ganha uma reputação, o processo é bastante semelhante à prova de autoridade.

  • Prova de História

Acho que você já sabe como o processo de validação depende muito do timestamp do eth. Mas aqui, você pode provar uma transação com base no que aconteceu antes ou depois disso. Então, para fazer isso, você pode criar um evento significativo no tempo que ocorrerá antes ou depois de qualquer momento específico na rede.

E com base nisso, outros podem validar o seu bloqueio de transação. Assim, ao fazer isso, você nem precisa das informações dos carimbos de data / hora no bloco.

  • Prova de Importância

A seguir está a prova do algoritmo de consenso de importância. Na realidade, depende de um novo fator chamado aquisição ou colheita.

Devido à colheita, ele pode determinar se um nó é elegível para participar ou não. Portanto, quanto mais você colhe, maior a chance do nó se tornar um validador. Além disso, pela colheita, o validador recebe uma recompensa na forma de taxa de transação. No entanto, os ricos da rede teriam mais chance de conseguir uma vaga do que outros.

  • Prova de Capacidade

Aqui, eles usam a plotagem e a mineração para finalizar uma validação de blocos. Muitas pessoas também usam em vez de prova de trabalho porque neste leva menos tempo do que aquele. Mas no PoW você teria que usar seu poder computacional antes mesmo de começar a minerar.

Mesmo que seja muito rápido, ainda assim, leva quatro minutos para minerar um bloco. Mas acho que você ganha um impulso de seis minutos. De qualquer forma, quanto mais parcelas você tiver em seu computador, mais chances você terá de ser o vencedor da mineração.

  • Prova de Queimadura

Como prova de queima, você teria que queimar algumas moedas para proteger a criptografia na rede. Obviamente, queimar as moedas significaria uma perda. Mas, a longo prazo, manterá a rede estável. Para queimar moedas, os usuários enviarão algumas de suas moedas para um endereço de comedor.

Para certificar-se de que tudo está sob controle, o livro-razão rastreia todas as moedas e garante que não sejam utilizáveis.

  • Prova de Peso

A prova de peso é, na verdade, uma atualização massiva do algoritmo de prova de aposta. Normalmente, na prova de aposta, você vê que quanto mais tokens você tem, maior a chance de obter mais. Na verdade, isso é um pouco tendencioso.

Em vez de apenas levar os tokens em consideração, a rede usa outros fatores para ponderar. Além disso, esses fatores são, na verdade, os fatores ponderados que ajudam a determinar quais nós podem participar do sistema. Em suma, você obtém mais escalabilidade e saída mais rápida aqui.

Capítulo 5: Web3: A nova Internet

Compreender a tecnologia blockchain é mais fácil do que você pensa. Anteriormente, falamos sobre as camadas da tecnologia blockchain. No entanto, esta arquitetura irá, na verdade, alimentar a próxima geração da Internet.

Normalmente, vem com alguns dos elementos críticos que veremos.

Agora falaremos mais sobre isso para entender a tecnologia blockchain um pouco melhor.

Vamos começar!

  • Inteligência artificial

Bem, em primeiro lugar, definitivamente não se trata de super robôs. Na realidade, a IA vai garantir um melhor output no que diz respeito aos resultados e à análise dos dados do razão. Mesmo que possa não parecer grande coisa, a experiência mudará drasticamente.

Normalmente, ele garantirá que você obtenha o conteúdo que procura na Internet. Então, isso significa resultados mais precisos, melhor previsão de suas ações. Na realidade, é apenas um mecanismo simples que ajuda a aprender sobre seus gostos e dá a você a melhor base de saída para isso.

  • Ubiquidade

Para entender melhor a tecnologia do blockchain, você precisa saber do que realmente se trata a onipresença. Basta olhar ao seu redor e ver o que todas as pessoas estão usando qualquer tipo de dispositivo para usar a internet.

Além disso, todas as smart TV, geladeira, acessórios para casa inteligente, assistentes, guias ou smartphones fazem a mesma coisa. Então, todos eles se conectam à internet. Ao fazer isso, eles formam uma rede. Normalmente, essa rede é realmente chamada de Internet das Coisas. No entanto, em alguns casos, as pessoas chamam de onipresença.

De qualquer forma, o futuro da internet depende muito desse processo.

  • Conectividade aprimorada

A nova web 3.0 da Internet baseia-se no fato de que seria centrada no usuário. Então, isso significa que você verá mais conectividade do que na internet web 2.0. Além disso, ninguém controlará seus dados ou os usará para ganho pessoal.

Aqui, os metadados semânticos são de grande ajuda. Na realidade, ajuda os usuários a se manterem conectados com mais facilidade e rapidez. Assim, melhora a conectividade.

  • Web Semântica

Para entender a tecnologia do blockchain, você também precisa saber sobre a web semântica. É uma grande parte da internet web 3.0. Além disso, a web semântica realmente significa o processo de compreensão de qualquer conteúdo da web semelhante a humanos.

Assim, dependerá do aprendizado de máquina e não se concentrará apenas em palavras-chave. Então, se você tem um bom conteúdo e não depende de palavras-chave, você vai ter uma boa quantidade de público.

  • Gráficos 3D

Bem, obviamente, os gráficos 3D são uma grande parte do entendimento da tecnologia blockchain da web 3.0. Como você pode ver agora, as pessoas gostam de ver imagens, vídeos em vez de ler qualquer texto. Portanto, a melhor maneira de aumentar o foco seria ter gráficos 3D integrados a ele.

Todos os aplicativos no futuro usarão alguma forma de Realidade Virtual ou Realidade Aumentada.

  • Rede ponto a ponto

A nova internet será totalmente descentralizada. Portanto, não há opção para qualquer tipo de autoridade centralizada governando sobre o que você faz e o que não faz. Mas isso claramente não significa que você pode quebrar todas as leis aqui.

Este é apenas um elemento que irá garantir que todos os seus dados online permanecerão seguros, não importa o que.

Capítulo-6: Exemplos de Blockchains Enterprise

Agora que você sabe tudo sobre a tecnologia blockchain, é hora de dar uma olhada nas populares plataformas de blockchain corporativas do mercado. Vamos ver o que são, vamos?

Hyperledger

Hyperledger é uma das plataformas de blockchain que você pode usar em quase qualquer tipo de setor. Realmente, qualquer tipo! Mesmo se você estiver procurando por tecnologia blockchain no setor bancário, pode confiar nela. Sem mencionar a extrema popularidade da tecnologia Hyperledger. E por que não seria popular?

Ele oferece alguns dos recursos mais lucrativos do mercado –

  • Arquitetura modular que permite conectar-se a qualquer tipo de aplicativo e usá-lo.
  • Rede com permissão que você pode usar para adicionar privacidade à sua rede.
  • A alta escalabilidade garante que você aproveite o melhor desempenho de todos os tempos.
  • Protocolos de segurança que protegerão suas informações.
  • Disponibilidade de dados com base na necessidade de conhecer o conceito.

Ethereum Enterprise

Ethereum é outra das plataformas de blockchain populares no mercado, adequada apenas para empresas. Na realidade, o Ethereum também é ótimo para todos os tipos de indústria. No entanto, como seu público, pode não ser adequado para a tecnologia de blockchain no setor bancário.

Mas sua versão comercial Ethereum Enterprises oferece um canal privado na arquitetura. Portanto, essa versão é mais adequada para a tecnologia blockchain no setor bancário. De qualquer forma, ele fornece –

  • Apoio governamental à medida que você implementa novos projetos com base no Ethereum.
  • Uma plataforma aberta que você pode usar sem problemas.
  • Atualizações rápidas para introduzir novas adições e corrigir bugs melhor do que outros.
  • Ofereça padrões para ajudar outras empresas a construir sua própria rede.

Confira nosso guia sobre Hyperledger vs. Ethereum agora!

R3 Corda

Corda vem com duas versões diferentes – Corda empresarial e Corda. Na realidade, o Corda corporativo é mais adequado para qualquer tipo de caso de uso corporativo. No entanto, muitas pessoas consideram essa tecnologia uma tecnologia de blockchain no setor bancário. Mas com o passar do tempo, o Corda está se tornando popular também em outros setores.

Ele oferece alguns dos recursos lucrativos, como –

  • Firewall de aplicação Blockchain que protege toda a rede de qualquer tipo de ataque cibernético.
  • Alta disponibilidade que garante que sua rede permaneça funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Sistema de governança, que permitirá que as empresas tenham regras no sistema.
  • O sistema de monitoramento que permite a qualquer usuário localizar quaisquer desastres e recuperá-los.

Ondulação

Nós vamos, Ondulação é outra tecnologia de blockchain no setor bancário que é mais adequada para os setores financeiros no momento. A melhor parte do Ripple é que ele oferece uma plataforma de transações quase gratuita. Além disso, no caso do setor financeiro, fornece uma produção relativamente mais rápida.

A plataforma é tão rápida que você pode liquidar o pagamento em apenas 4 segundos! Oferece –

  • Novos mercados que ajudam a obter receita rapidamente.
  • Alcança mais consumidores em um curto espaço de tempo, promovendo uma excelente taxa de crescimento.
  • Escalabilidade que garante que seu sistema oferece o mesmo desempenho sob pressão.
  • Plataformas autorizadas que oferecem mais privacidade.
  • Alto nível de segurança, que combate ataques cibernéticos.

Quorum

Quorum surgiu quando as empresas procuravam uma boa solução que pudesse garantir a sua total confidencialidade. Na verdade, J.P. Morgan o apresentou ao mundo em 2017. Mas por que é tão popular? Bem, ele vem com uma maneira única de verificar todos os blocos. Em vez de depender de aqueles que consomem energia, ele oferece um algoritmo melhor e mais rápido.

De qualquer forma, oferece –

  • Transações privadas que permitem que você negocie com outra parte em um canal seguro.
  • Rede autorizada, que garante que suas transações pessoais estejam seguramente longe do livro-razão.
  • Gerenciamento de nós que permitirá que você escolha quais nós podem entrar na rede.
  • Alta escalabilidade para uma melhor experiência.
  • A liquidação mais rápida que economiza tempo.

Capítulo 7: Pensamentos Finais

A tecnologia Blockchain é relativamente uma das inovações mais legais de todos os tempos. Apenas 10 anos antes, nem sabíamos que os aplicativos descentralizados poderiam ser possíveis. Mas agora olhe para a indústria de tecnologia. Todos estão procurando uma maneira de integrar este novo sistema ao existente.

Na realidade, levaria mais tempo para substituir completamente a antiga estrutura centralizada e se acostumar com a nova. Mas posso dizer com segurança que não será uma experiência ruim.