Blockchain e análise de dados – amigos ou inimigos?

Por que o foco nos dados?

Qualquer pessoa que leu meus Relatórios de analistas recentes para 101 Blockchains pode agora estar pensando ‘por que esse cara é tão obcecado por dados?’. Primeiro foi ‘Blockchain e Lean Six Sigma’, depois ‘Blockchain e Big Data’ e agora ele está falando sobre ‘Blockchain e Análise de Dados’.

Bem, para mim, os dados são a chave para o funcionamento e o sucesso de uma empresa. Embora os relatórios anteriores se concentrem mais na eficiência, qualidade e medidas que considero os blocos de construção dos dados, este relatório aborda a análise que vejo como a peça de valor.

Ser capaz de minerar e explorar seus dados com eficácia, de modo que eles informem suas principais decisões e estratégias de negócios, é fundamental para o crescimento do mercado de longo prazo, mas só funciona realmente quando a estrutura e os controles discutidos anteriormente estão em vigor.

Consulte Mais informação:Blockchain e Lean Six Sigma

Definição de Análise de Dados

De acordo com investopédia,

A análise de dados é a ciência de analisar dados brutos para tirar conclusões sobre essas informações. Muitas das técnicas e processos de análise de dados foram automatizados em processos mecânicos e algoritmos que trabalham com dados brutos para consumo humano.

Blockchain e entrada de dados

Quando pensamos sobre os dados e o valor que eles fornecem, somos continuamente lembrados de que “Entrada de dados lixo” invariavelmente leva a “Saída de dados lixo”. Portanto, limpar os dados antes de armazená-los pode ser inestimável e qualquer coisa que possa ser feita antecipadamente para reduzir a duplicação e os erros economizará tempo e possibilitará melhores resultados.

Aqui está a coisa com Blockchain. Embora os benefícios incluam o fato de que ele fornecerá uma única fonte da verdade, pode permitir o consenso e fornecer um histórico permanente completo e trilha de auditoria, de uma perspectiva de entrada de dados pode acentuar os problemas.

Deixe-me explicar. Suponha que tenhamos ‘dados lixo dentro’ em um ambiente Blockchain, como afirmado anteriormente, isso provavelmente levaria a ‘dados lixo fora’, mas devido às características-chave do Blockchain, isso pode potencialmente piorar.

Não apenas você tem ‘dados de lixo em’, mas esses dados de lixo não podem ser apagados porque o Blockchain mantém um registro de todas as transações e atividades por meio de registros permanentes. Isso não significa que os dados não possam ser limpos e organizados, mas o mantra então se torna:

‘Dados lixo entram’ – ‘Dados lixo ficam permanentemente’ – ‘Dados lixo saem’

Mas isso é uma coisa ruim?

Embora dados ruins nunca sejam bons, a transparência clara desses dados é vantajosa, pois sem eles, a remediação e a ação corretiva se tornam muito mais desafiadoras.

O fato de que o Blockchain cria um registro de todos os dados ruins e pode rastreá-lo ao longo de seu ciclo de vida fornece informações valiosas por si só. Em um banco de dados tradicional, os dados ruins podiam ser apagados e ninguém saberia que estavam lá.

Com o Blockchain, o que aconteceu é claro, não há encobrimento potencial e os dados históricos permitem oportunidades de melhoria e aprendizado para o futuro. Certamente isso é uma coisa boa. Isso não quer dizer que encorajamos a entrada de dados incorretos, que sempre devem ser evitados sempre que possível, mas, uma vez identificados, para garantir uma ação corretiva eficaz, eles precisam ser tratados e não ignorados ou ocultados.

Leia também:O Blockchain e os bancos de dados tradicionais podem coexistir?

Dados brutos atingem um nervo

O Data Analytics se concentra na otimização de dados brutos para fornecer informações e oportunidades valiosas para os clientes. Para este fim, a arquitetura de contrato inteligente do Blockchain pode permitir que os dados sejam facilmente particionados para análise, assumindo que o design do sistema original foi colocado em prática com isso como uma consideração.

No entanto, o benefício real é que, uma vez que os dados estejam em um ambiente Blockchain, eles podem ser facilmente monitorados ao longo de seu ciclo de vida. Isso significa que esses dados se tornam rastreáveis ​​não apenas no início, mas por meio de cada interação que faz e cada processo que toca, o que cria uma veia muito mais rica de informações históricas e atuais para os clientes minerarem.

O diagrama abaixo é um modelo simplificado que mostra como uma combinação de dados operacionais e históricos pode ser utilizada por um Analista de Dados.

Blockchain e análise de dados: vivendo em harmonia

À medida que o Data Analytics se torna mais um ponto focal e um motivador chave para a melhoria da qualidade do negócio, o Blockchain pode ajudar. O seguinte é um extrato do relatório Gartner publicado recentemente:

100 dados e previsões analíticas até 2024 pelos analistas Graham Peters, Alan D. Duncan

“Em 2023, as organizações que usam contratos inteligentes de blockchain aumentarão a qualidade geral dos dados em 50%, mas reduzirão a disponibilidade dos dados em 30%; inversamente criando dados positivos e ROI analítico. ”

Comentários de fechamento

Para encerrar, o caminho para dados eficazes e produtivos, desde a definição até o relatório, é aquele em que o Blockchain pode agregar valor, mas como qualquer tecnologia, é tão bom quanto os dados que estão sendo inseridos. Mesmo os melhores sistemas não podem impedir totalmente as pessoas de inserirem dados incorretos, mas podem ajudá-los a identificá-los, consertá-los e substituí-los.

Ah, e meu próximo relatório não será sobre dados (provavelmente) &# 128522;