O Blockchain e os bancos de dados tradicionais podem coexistir?

Como um recurso do Blockchain, você pode esperar que promovamos o Blockchain como a resposta para a vida, a civilização e o universo como o conhecemos. Devíamos, no mínimo, exaltar suas virtudes como muito melhores do que um banco de dados tradicional, correto? Não!

Não estamos aqui para vender o Blockchain como a resposta para todos os problemas de tecnologia. Procuramos posicioná-lo dentro do cenário tecnológico mais amplo, onde possa contribuir e beneficiar a todos mutuamente. A este respeito, não é melhor do que um banco de dados, pelo contrário, deve ser visto como uma alternativa.

Blockchain e banco de dados

Você não generalizaria e diria que uma pick-up é melhor do que um carro normal; em última análise, depende dos requisitos que precisam ser atendidos e do uso pretendido. Quando você olha para a base de usuários mais ampla, há realmente muito espaço para ambos.

O gráfico abaixo fornece um resumo de alto nível das principais diferenças entre o Blockchain e um banco de dados que é explorado mais detalhadamente no vídeo no final deste artigo.

Blockchain vs banco de dados

Não podemos simplesmente nos dar bem

O principal ponto a ser observado ao assistir a este vídeo é que o Blockchain oferece benefícios diferentes de um banco de dados tradicional. Ter a opção de Blockchain ou um banco de dados regular é realmente uma coisa boa, pois dá ao cliente mais opções e oportunidades. Também não é necessariamente o caso de um ou de outro, pode-se ter os dois, operando de forma independente ou integrados e vinculados. Voltando à analogia do carro, como motorista, você pode precisar das qualidades que uma picape oferece ou pode achar que um carro atende melhor às suas necessidades. Muitas famílias podem ter uma pick-up e um carro e isso está OK.

A chave é fazer boas escolhas

O desafio é garantir que as peças do seu quebra-cabeça de tecnologia se encaixem!

É por isso que a análise de negócios é tão importante na tomada de decisões de tecnologia. A sincronização de processos, dados e sistemas é complexa. Cada nova tecnologia adicionada à infraestrutura de uma empresa precisa não apenas funcionar efetivamente por conta própria, mas também se alinhar e se integrar ao ecossistema existente. Idealmente, uma nova adição deve melhorar o que já existe em alguma capacidade, senão por que fazê-lo.

Todos os dias, parece que um novo sistema ou dispositivo está sendo vendido para nós, mas não devemos permitir que nossa atração pelo novo e brilhante seja o responsável pela decisão. Precisamos resistir a compras de tecnologia por impulso de curto prazo que não estão estrategicamente alinhadas e podem criar problemas mais tarde. Comprar um carro quando você sabe que muitas vezes precisará sair da estrada ou carregar cargas pesadas não será o ideal, pode funcionar, mas não será tão eficiente quanto uma caminhonete. O carro pode parecer melhor do que o caminhão e ser mais barato, mas faz o trabalho que você precisa e vai durar.

A mudança é inevitável, mas não por si mesma

Tecnologia pela tecnologia não resolve problemas de negócios. Se você tem um sistema existente com um banco de dados que está funcionando bem, atende às suas necessidades e é econômico, por que troque por um novo. Por outro lado, não mantenha esse sistema até que ele morra e se torne insuportável. As empresas estrategicamente focadas planejam com antecedência e fazem mudanças mais cedo ou mais tarde para reduzir o risco e se manterem atualizadas. Adicionar Blockchain ao seu pacote de tecnologia fortalece sua capacidade de garantir que você tenha um kit de ferramentas de TI abrangente à sua disposição. Em última análise, pode substituir um ou mais bancos de dados existentes ou pode complementá-los. Se gerenciado adequadamente, seu processo e suas necessidades de dados decidirão isso por você no devido tempo.

Todos nós sabemos que o modelo de banco de dados tradicional de ter seu próprio hardware e software no local que você pode controlar e gerenciar evoluiu ao longo do tempo para um modelo baseado em nuvem de software como serviço (SAAS). Para muitas empresas, isso reduziu a carga sobre os departamentos de TI da empresa. No entanto, mover bancos de dados e sistemas para a nuvem não remove necessariamente todas as limitações de um banco de dados.

Da mesma forma, a implementação do Blockchain pode resolver algumas das limitações comuns do banco de dados, mas também pode criar alguns de seus próprios desafios únicos, conforme o vídeo explica.

A vida é um compromisso

Como um cliente, normalmente queremos tudo, mas a maioria de nós sabe que temos que fazer alguns compromissos, ou seja, a vida. Então, ao decidir entre Blockchain e bancos de dados, você precisa revisar os respectivos pontos fortes e valores, conforme explicado no vídeo.

Decida o que é mais importante para você:

  • O desempenho é o fator chave?
  • Ou talvez segurança ou recuperação de desastres?
  • Você precisa de tudo auditável e rastreável??
  • Você fará parceria com outras empresas e precisará se integrar a seus sistemas?
  • A regulamentação e a conformidade são fundamentais?
  • Seus dados devem ser centralizados ou descentralizados?
  • Você está trabalhando globalmente ou virtualmente?

Todas essas são considerações importantes, portanto, deixe claro o que você está tentando alcançar desde o início para garantir que fará as escolhas de tecnologia corretas antes de iniciar um novo caminho. Mudar de direção uma vez em um caminho é muito mais difícil (e mais caro) e tentar encaixar um pino quadrado em um buraco redondo não é um modelo de avanço sustentável.

Leia também: Blockchain vs Banco de Dados: Entendendo a diferença entre os dois

Pontuação final

Para encerrar, se o Blockchain versus o banco de dados tradicional fosse um jogo de futebol, eu diria que o resultado final é 1-1, um empate digno de crédito com ambos os lados tendo seus pontos fortes e fracos. Não há escolha ruim, então faça sua lição de casa, olhe as fichas da equipe e escolha o seu lado!

Se depois de assistir ao vídeo você quiser discutir mais sobre qualquer aspecto dele ou tiver algo a dizer sobre este artigo, não hesite em nos contactar em 101 Blockchains.