Tecnologia de razão distribuída: Simplesmente Explicado

A criptomoeda foi definitivamente uma das invenções tecnológicas significativas dos últimos tempos. A base das criptomoedas, ou seja, a tecnologia Blockchain, ganhou reconhecimento proeminente por suas diversas funcionalidades. No entanto, o foco na Distributed Ledger Technology (DLT) foi comparativamente limitado em meio aos debates de corrida sobre criptomoedas e Blockchain.

Pelo contrário, uma compreensão detalhada da DLT e de como ela funciona pode ajudar a introduzir uma revolução significativa nas abordagens convencionais para transações de negócios. Outra razão importante para focar em explicações adequadas de DLT é que muitas pessoas a confundem como um sinônimo de tecnologia Blockchain.

Na verdade, Blockchain é basicamente um tipo de razão distribuída. Bem-vindo ao Analyst Corner na DLT, que aborda a importância da DLT e seu funcionamento. Mais importante de tudo, podemos refletir sobre os detalhes sobre os diferentes tipos de DLT e seus recursos nesta discussão. Além disso, a discussão neste canto do analista também forneceria insights sobre os desafios atuais para DLT.

Inscreva-se agora: curso Blockchain gratuito

Origem e significado do DLT

Olhando para as origens da DLT, a chegada do Bitcoin em 2008 é provavelmente o primeiro marco. Desde então, a tecnologia Blockchain tem ganhado a atenção do mundo dos negócios com suas características de resistência à modificação e armazenamento seguro de registros de diferentes transações. Um olhar mais atento sobre as tendências do ecossistema Blockchain para 2020 pode mostrar o potencial da DLT.

De acordo com os relatórios, os gastos globais com soluções baseadas em Blockchain provavelmente atingirão cerca de US $ 15,9 bilhões em 2023. Espera-se que os gastos globais com soluções baseadas em Blockchain em 2020 cheguem a um valor de cerca de US $ 4,3 bilhões. Empresas startups de Blockchain em todo o mundo conseguiram angariar fundos de ações no valor total de $ 4,15 bilhões de dólares em 2018.

Os produtos de consumo e a indústria de manufatura representaram a maior participação das empresas, ou seja, 29% usando a tecnologia Blockchain. Todas essas tendências indicam claramente a necessidade de refletir sobre as complexidades do Blockchain, ou seja, a tecnologia DLT. O ponto de partida de tal reflexão deve lidar com a definição da tecnologia DLT.

Para entender a DLT, você pode colocá-la especificamente como uma tecnologia ponto a ponto com suporte na Internet, como e-mail, telefonia pela Internet ou compartilhamento de arquivos. No entanto, tais tipos de tecnologias P2P sempre tiveram preocupações quanto à transferência de ativos de propriedade. Bitcoin surgiu como um sistema de caixa eletrônico ponto a ponto em 2008.

A tecnologia subjacente para Bitcoin estabeleceu abordagens específicas para as organizações e armazenamento de informações e transações. Com o passar do tempo, surgiram muitas novas abordagens para organizar informações e transações baseadas em Blockchain para transferência de ativos. Portanto, o termo DLT evoluiu como um termo guarda-chuva para denotar essas novas tecnologias para organizar informações e transações para transferir ativos digitais em formato P2P.

O que é Distributed Ledger Technology (DLT)?

A DLT (Distributed Ledger Technology) implica basicamente em uma abordagem nova e em rápida evolução para registrar e compartilhar informações em vários armazenamentos de dados. Cada um dos armazenamentos de dados (ou seja, livros) tem os mesmos registros de dados, sujeitos à manutenção e controle por meio de uma rede distribuída de servidores de computador, denominados nós. Você pode, portanto, pensar no DLT como um banco de dados distribuído com certas propriedades exclusivas.

Blockchain é apenas uma variante da DLT que usa abordagens criptográficas e algorítmicas para criar e verificar uma estrutura de dados somente anexada em contínua expansão que gradualmente se transforma em uma cadeia de blocos de transação que desempenham o papel de um livro-razão. Mergulhar no trabalho do DLT também pode ajudar a refinar ainda mais seu conhecimento sobre o DLT.

Os nós iniciam novas adições ao banco de dados através da criação de um novo ‘bloco’ de dados que inclui os registros de diferentes transações. Em seguida, as informações sobre o novo “bloco” de dados são compartilhadas por toda a rede na forma de informações criptografadas. Como resultado, Blockchains garantem que os detalhes da transação não estejam publicamente disponíveis.

Em seguida, todos os participantes da rede avaliam o bloco de dados e verificam sua validade de acordo com o método de validação algorítmica predefinidoT. O método de validação algorítmica predefinido também é conhecido como mecanismo de consenso Blockchain. Quando o bloco de dados é validado, todos os participantes podem adicionar o bloco aos seus próprios livros, criando, portanto, uma ‘cadeia de blocos’: o Blockchain.

Para resumir, a DLT garante que as alterações no razão sejam refletidas em toda a rede e todos os membros da rede tenham uma cópia detalhada e idêntica de todo o razão em qualquer instância específica. Pode-se notar claramente que as funcionalidades do DLT são as principais responsáveis ​​devido a dois componentes principais.

O primeiro aspecto central dos sistemas ou infraestrutura baseados em DLT é a capacidade de armazenamento, registro e troca de informações digitais entre diferentes partes consentindo sem a necessidade de qualquer autoridade central de confiança ou guardião de registros. O segundo componente principal da DLT se refere a evitar gastos duplos, ou seja, enviar o mesmo ativo digital ou token para várias partes. Sem uma autoridade de controle central, o risco de gasto duplo é bastante alto, especialmente entre partes que não se conhecem.

Agora que você sabe a diferença entre Blockchain e DLT, é razoável pesquisar informações sobre os tipos de DLT.

Leia também: Tecnologia Blockchain vs Distributed Ledger

Tipos de tecnologia de razão distribuída

Existem duas categorias gerais de livros contábeis distribuídos, como variantes com permissão e sem permissão.

O razão distribuído com permissão envolve o requisito de permissão para nós de entidades centrais para acessar a rede e fazer modificações no razão. Os controles de acesso em um livro razão distribuído com permissão geralmente incluem verificação de identidade.

Por outro lado, no caso de livros-razão distribuídos sem permissão, cada nó da rede contém (ou pode acessar) uma cópia completa e atualizada de todo o livro-razão. Todas as adições locais propostas ao razão pelos participantes da rede são comunicadas a todos os nós da rede.

Em qualquer uma das categorias, os nós são coletivamente responsáveis ​​por validar a modificação por meio de um mecanismo de consenso baseado em um algoritmo pré-definido.

DLT híbrido é outro tipo de DLT que combina redes sem permissão e com permissão e oferece uma rede que se beneficia de ambas.

Após o processo de validação, a nova adição a todos os respectivos livros pode ajudar a garantir a consistência dos dados em toda a rede. Considerando a flexibilidade do DLT, muitos projetos estão optando por implementações de variantes DLT.

Então, se você pensou que DLT tem tudo a ver com Blockchain, é hora de pensar novamente! Os diferentes tipos de livros-razão distribuídos que você pode encontrar atualmente incluem o próprio Blockchain, Hashgraph, DAG, Holochain e Tempo (Radix). Uma reflexão mais detalhada sobre esses tipos de DLT e seu funcionamento pode fortalecer sua compreensão da DLT.

  • Blockchain

Não há dúvida de que o Blockchain é atualmente a variante DLT mais popular do mundo. Os registros de transações são armazenados no razão na forma de uma cadeia de blocos, como uma longa lista de registros. As informações digitais armazenadas nos blocos incluem a hora, data e especificações de uma transação. Além disso, os blocos no Blockchain também contêm as informações do remetente com uma “assinatura digital” exclusiva para proteger o anonimato.

Os blocos em um Blockchain contêm um ID especial denominado como o ‘hash’ que diferencia e sincroniza as transações. A função hash fornece suporte confiável para distinguir todos os blocos de transação no razão.

  • Hashgraph

A próxima adição entre os tipos de DLT é o Hashgraph, que permite o armazenamento de várias transações no razão com o mesmo carimbo de data / hora.

Um registro no razão em um Hashgraph é conhecido como um “Evento” e envolve o armazenamento de todas as transações em uma estrutura paralela. O sistema Hashgraph DLT garante que nenhum nó na rede possa alterar as transações ou informações. Em comparação com o Blockchain, você pode notar claramente as facilidades adicionais de escolher a transação para incluir um bloco.

Um dos destaques interessantes sobre o Hashgraph como uma variante DLT refere-se à necessidade de unidades de armazenamento menores, já que você não precisa armazenar informações de transações no livro-razão por toda a eternidade. Em um Hashgraph, todos os nós da rede chegariam a um acordo sobre o processo da transação e listariam o processo de acordo.

  • DAG

A próxima adição entre os tipos DLT refere-se ao DAG ou Gráfico Acíclico Direcionado. O DAG é basicamente um DLT aprimorado com uma estrutura diferente. O DAG é capaz de suportar nanotransações e melhorar a escalabilidade com a expansão da rede. Além disso, o DAG também difere de outros tipos de DLT com base em seu mecanismo de consenso. Cada nó na rede deve fornecer prova de transações no livro-razão e pode iniciar transações: os nós devem verificar pelo menos duas das transações anteriores no livro-razão para confirmar sua transação.

Portanto, as transações com ramificações mais longas de transações validadas anteriormente têm maior probabilidade de serem consideradas válidas. Empresas que precisam lidar com grandes volumes de transações podem usar o DAG.

  • Holochain

Holochain DLT é a próxima adição recente entre outros tipos de DLT além do Blockchain. É um dos DLTs mais avançados atualmente, que fornece aos desenvolvedores novas abordagens para a criação de aplicativos descentralizados. A principal diferença entre Holochain e outros tipos de DLT refere-se claramente à estrutura centrada no agente. Holochain DLT evita mecanismos de consenso global, fornecendo a todos os agentes seu próprio sistema de bifurcação. Portanto, Holochain serve como uma alternativa promissora para casos de uso de negócios que exigem maior escalabilidade e integridade do sistema.

  • Tempo (Radix)

A adição final entre as novas variantes do DLT refere-se ao Tempo (Radix). O Tempo é uma adição relativamente nova que fornece o benefício do carimbo de data / hora junto com outras funcionalidades DLT. Um dos principais destaques do Tempo é que não há necessidade de nenhuma modificação para usar o Tempo para módulos públicos e privados. Além disso, você não precisaria de nenhuma adição importante em termos de componentes de hardware para a criação de seus próprios aplicativos, moedas ou tokens descentralizados.

Desafios com DLT

Portanto, agora deve ser menos obscuro perceber as funcionalidades da Distributed Ledger Technology além do Blockchain. No entanto, também é essencial refletir sobre os desafios da DLT para antecipar o futuro de sua adoção. Uma das principais armadilhas da DLT refere-se à falta de clareza em relação aos regulamentos. A força limitada da infraestrutura regulatória relativa à DLT apresenta riscos de comprometer os direitos do usuário na rede.

O próximo revés crucial para DLT refere-se à falta de qualquer evidência sólida sobre seu impacto global. A implementação global do DLT continua ainda em um nível teórico, e sem qualquer evidência concreta de seu impacto global, a adoção do DLT seria atolada em dúvidas. Outro desafio importante que o DLT precisa superar é a ainda relativa imaturidade da tecnologia. Além do Blockchain, as outras variantes DLT ainda estão evoluindo e têm sua própria cota de falhas.

Embora a DLT tenha promessas brilhantes para o futuro, ela ainda precisa atingir um estágio de maturidade. O desafio mais formidável para a DLT é encontrar um equilíbrio entre segurança de dados, privacidade e transparência. A segurança de dados em caso de escalabilidade e transparência da rede em meio a fortes proteções de privacidade continua a representar desafios formidáveis ​​para DLT.

Quer saber mais sobre a tecnologia Distributed Ledger? Confira nosso artigo anterior que cobre o que é DLT e mais.

Saiba mais sobre a tecnologia Distributed Ledger

Palavras Finais

O caminho à frente para a Distributed Ledger Technology não é pavimentado com oportunidades fáceis. De uma perspectiva neutra, ainda existem muitas deficiências no DLT ao lado do potencial promissor que ele tem para vários setores. Compreender o DLT é mais do que saber como ele é diferente do Blockchain.

Conhecer as deficiências da DLT é a chave para resolvê-las. As oportunidades descobertas ao corrigir as limitações da DLT permitem que o usuário explore mais sobre a DLT, descobrindo seu potencial para transformar várias operações convencionais em diferentes setores. No longo prazo, o DLT provavelmente serviria como base para todas as transações ponto a ponto. Então, é melhor começar a aprender mais sobre a Tecnologia de Ledger Distribuído agora!