Guia definitivo do Ethereum Smart Contracts
Quer saber mais sobre os contratos inteligentes da Ethereum? Se você fizer isso, você veio ao lugar certo. Neste artigo, exploraremos os contratos inteligentes no contexto do Ethereum. Na verdade, foi a Ethereum que trouxe o conceito de automação por meio de contratos inteligentes. Mudou a forma como a tecnologia do blockchain evoluiu e ajudou a moldar o futuro do blockchain como um todo.
A ascensão do blockchain nos últimos anos também não pode ser negada. Projetos como Hyperledger e Corda estão na vanguarda em trazer a tecnologia blockchain para empresas em todo o mundo.
Claramente, o conceito de blockchain idealizado a partir do lançamento da primeira criptomoeda, ou seja, bitcoin não foi suficiente para atender a demanda do negócio da geração atual. Com contratos inteligentes, a nova geração de tecnologia de blockchain está usando diferentes tecnologias de razão distribuída para melhor atender às demandas de diferentes setores.
Vamos começar entendendo o que são contratos inteligentes Ethereum ou contratos inteligentes em geral.
O que é um contrato inteligente?
Os contratos inteligentes são projetados para funcionar como um protocolo de computador que pode verificar, aplicar e facilitar digitalmente um contrato sem a necessidade de fazer qualquer papelada. É semelhante aos contratos de papel, mas é gerenciado de forma mais eficiente e eficaz em comparação com eles. Os contratos inteligentes são viáveis para gerenciar o desempenho da transação entre as partes.
Contratos inteligentes são possíveis devido à verdadeira natureza do blockchain, ou seja, descentralização. Não há dúvida de que, sem a necessidade de intermediários, as tarefas ou transações realizadas pelas partes também podem ser automatizadas.
Sem possibilidade de conflito, o blockchain sempre foi a escolha número um para empresas que preferem total transparência e credibilidade.
Tudo isso significa que os contratos inteligentes podem ser usados para compartilhar valor na forma de ações, propriedade ou dinheiro de uma maneira livre de conflitos, transparente e descentralizada. Como não há intermediário, o processo também é seguro e à prova de violação, graças ao uso do recurso de imutabilidade e criptografia do blockchain.
Um contexto simples
Uma maneira mais simples de entender isso é compará-lo com uma máquina de peso. Para usar a máquina, tudo o que você precisa fazer é fornecer à máquina os dados necessários e esperar que ela calcule para você.
Não há intermediário aqui e é preciso sem ser adulterado. É um contrato simples entre você e a máquina.
Contratos inteligentes também funcionam da mesma maneira. Com ele, você não precisa se preocupar com terceiros. Em um contrato inteligente, as regras são definidas corretamente, juntamente com as penalidades ou outras cláusulas que as duas partes concordaram.
Isso é semelhante ao de um acordo normal que é feito por meio de um contrato tradicional. No entanto, em contratos inteligentes ou contratos inteligentes Ethereum, tudo é automatizado.
Quer ler mais sobre contratos inteligentes? Leia nosso guia definitivo sobre ele aqui: Contratos inteligentes: o guia definitivo para iniciantes.
Quem criou os contratos inteligentes e os contratos inteligentes Ethereum?
O conceito de contratos inteligentes surgiu em 1996. Foi introduzido pela primeira vez por Nick Szabo. Ele era um cientista da computação. Com o tempo, ele lançou versões melhores e várias publicações.
Mas, a implementação real dos contratos inteligentes aconteceu com o lançamento do bitcoin – a criptomoeda lançada em 2009.
No entanto, o verdadeiro uso foi feito pela primeira vez em Ethereum, onde Vitalik Buterin, onde trabalhou na implementação adequada de contratos inteligentes.
Segundo ele, um contrato inteligente é um programa que utiliza código para determinar o dono do bem e automatiza o processo para fazê-lo. Se os ativos não forem atribuídos a uma pessoa, os reembolsos serão feitos de acordo com as condições definidas no contrato inteligente. Este é um passo à frente em comparação com a tecnologia de contabilidade descentralizada, onde a ideia central é replicar e compartilhar dados sem a necessidade de autoridade centralizada.
Hoje em dia, os contratos inteligentes são utilizados em quase todas as criptomoedas.
Por que precisamos de contratos inteligentes Ethereum?
Nesta seção, aprenderemos por que precisamos dos contratos inteligentes Ethereum. Assim como qualquer contrato inteligente, os contratos inteligentes Ethereum vêm com seus próprios benefícios.
-
Confiar
Contratos inteligentes inspiram confiança em todo o negócio ou acordo que é definido pelas partes para fazer as transações. Com os contatos inteligentes, ninguém pode modificar os documentos ou alterar os termos do contrato. Os documentos também são armazenados com segurança com métodos de criptografia adequados, sem a necessidade de uma autoridade centralizada. O uso de contratos inteligentes também traz confiança entre os participantes, sem a necessidade de conhecer a outra parte completamente.
-
Autonomia
O uso de contrato inteligente traz autonomia, pois não precisa de terceiros intermediários para facilitar a transação ou o acordo.
-
Poupança
O uso de contratos inteligentes também traz economia para as partes envolvidas na troca. A economia é feita removendo os desnecessários agentes imobiliários, tabeliães, assistentes ou qualquer outra forma de intermediários. Em palavras simples, o contrato inteligente remove as taxas extras associadas à maioria dos serviços disponíveis.
-
Segurança
Contratos inteligentes são seguros em comparação com outras formas de métodos tradicionais de gerenciamento de contratos. Contratos inteligentes são difíceis de hackear se implementados corretamente. Afinal, eles utilizam criptografia para não fazer nada que possa ser hackeado ou alterado.
-
Precisão
Todas as transações feitas usando contratos inteligentes são precisas e não têm erros, considerando que o contrato inteligente no momento da criação foi bem revisado antes de colocá-lo em funcionamento.
Como funciona o contrato inteligente Ethereum?
Nesta seção, iremos aprender como os contratos inteligentes Ethereum ou contratos inteligentes, em geral, funcionam.
Antes de começar, precisamos entender que da maneira mais básica, o Bitcoin suportava contratos inteligentes. Ele fez isso fornecendo a rede como uma forma de transferir valor de um ponto a outro. Os nós da rede cuidam do processo de validação.
No entanto, o uso de contratos inteligentes é muito mais do que apenas criptomoeda.
Vamos dar uma olhada no Ethereum. Ele introduziu a linguagem de script e a ideia de configurar contratos inteligentes para fazer mais do que apenas transferir valores ou ativos entre pares.
Ele permitiu que os desenvolvedores criassem seus próprios programas por meio de contratos inteligentes, que também são conhecidos como agentes autônomos, de acordo com Papel branco ethereum.
Ethereum tornou possível oferecer suporte a um escopo mais amplo de instruções computacionais porque é um “Turing-completo”.
Então, do que os contratos inteligentes são capazes em uma rede Ethereum? Vamos dar uma olhada abaixo.
- Os contratos inteligentes Ethereum oferecem recursos com várias assinaturas. Isso significa que uma (s) conta (s) podem ser criadas usando contratos inteligentes, onde a despesa é feita com base no acordo das pessoas em um grupo.
- Também pode ser usado com eficácia para fornecer utilidade contratual, ou seja, fornecê-la a outros contratos.
- Contratos inteligentes podem ser usados para gerenciar acordos entre usuários.
- Por último, pode funcionar como uma forma de armazenar informações como registros de membros.
Os contratos inteligentes também não funcionam isoladamente. Para torná-los funcionais e gerenciáveis, você pode várias maneiras de conectar contratos inteligentes e rede de blockchain juntos.
Por exemplo, se um contrato inteligente gerencia o número de admissões em uma escola – ele contará com outros contratos inteligentes que facilitam as admissões, validam e transferem as admissões para a referida disciplina.
Criando Seu Próprio Contrato Inteligente
Criar seu próprio contrato inteligente é fácil. Há uma infinidade de recursos online que você pode usar para criar seu próprio contrato inteligente. Um desses recursos vem dos documentos do Solidity – a linguagem de programação usada para escrever contratos inteligentes na plataforma Ethereum. Vamos verificar os exemplos de contratos inteligentes da Ethereum.
Para acessar o tutorial, você pode verificar sua documentação aqui: Introdução aos Smart Contracts – Documentação do Solidity 0.6.7. Aqui, você também pode encontrar o tutorial do contrato inteligente Ethereum.
Solidez é uma das linguagens de contrato inteligente da Ethereum que você pode usar para desenvolver contratos.
Também veremos um exemplo abaixo que é retirado da documentação.
Criando Seu Próprio Contrato Inteligente Ethereum
O acima é um exemplo de armazenamento onde iniciamos uma variável dados armazenados e, em seguida, defina-o publicamente usando a função definir (unidade x). Os valores são retornados por meio da função get ().
Vamos dar uma olhada no exemplo da sub-moeda.
Exemplo de sub-moeda
Aqui temos o contrato Coin ().
No contato, definimos as principais funções, incluindo
- Enviado (endereço de, endereço para, valor uint) → Usado para enviar valor de um endereço para outro.
- construtor () → inicia o construtor
- função mint (receptor de endereço, quantidade uint) → Mints a criptomoeda
Casos de uso de contrato inteligente Ethereum
Existem vários casos de uso de casos de uso de contrato inteligente Ethereum. Vamos examiná-los brevemente, um por um.
-
Governo
Um dos melhores casos de uso de contratos inteligentes é no governo. Por exemplo, eles podem usá-lo para fins de votação, que é um dos principais problemas de governança.
As pessoas querem transparência e contratos inteligentes podem ajudar os sistemas de votação a fornecer isso. Dessa forma, não haverá política e conspiração em torno do voto. A solução baseada no livro-razão pode rastrear votos facilmente e garantir que os resultados sejam tão precisos quanto possível.
Contratos inteligentes também podem melhorar a participação do eleitor, pois podem ser feitos para funcionar com identidade digital que não exige o preenchimento de formulários. Os eleitores podem escolher votar por meio de um sistema online seguro – aumentando a chance de escolher um partido governamental justo para o poder.
-
Gestão
Ele também pode automatizar seus processos de trabalho usando contratos inteligentes.
Além disso, o uso de contratos inteligentes significa que há maior confiança entre a administração, pois a fonte de informações é um único livro-razão que é constantemente atualizado com novas informações verificáveis.
Outros benefícios incluem transparência, precisão e sistemas automatizados. Claramente, não faz sentido ir e voltar para aprovações e discussões quando você tem uma única fonte de distribuição de informações que não depende de uma abordagem centralizada.
Ele melhora o processamento a um nível totalmente novo, sem dependência de outros processos e com menos chances de compartilhamento e uso de informações incorretas. Também cuida de acordos e ações judiciais.
-
Cadeia de mantimentos
A cadeia de suprimentos, sem dúvida, é o caso de uso número um para contratos inteligentes. Qualquer cadeia de suprimentos que utiliza Ethereum pode se beneficiar do que os contratos inteligentes da Ethereum podem fazer.
Por exemplo, um sistema de entrega que usa contratos inteligentes para rastrear o produto, o estado em que ele se encontra e outros detalhes importantes que não eram possíveis sem o uso dos contratos inteligentes ou do sistema de contabilidade. Além disso, os contratos inteligentes são capazes de fazer pedidos automaticamente se os suprimentos estiverem acabando.
Isso é importante para varejistas ou mercados de cadeia de suprimentos on-line, pois eles nem sempre precisam controlar o que reabastecer, permitindo que os parceiros aproveitem ao máximo o sistema automatizado. Outro benefício de usar contratos inteligentes é a solução de controvérsias na cadeia de suprimentos. Como tudo é rastreado, as disputas são resolvidas em minutos.
-
Automóvel
Automóvel é mais um caso de uso para contratos inteligentes. A indústria automobilística pode usar contratos inteligentes quando se trata de dirigir autônomo.
Os contratos inteligentes podem ajudar a descobrir as falhas durante um acidente ou ajudar a entender os problemas que ocorrem dentro do carro. Isso pode ajudar com seguro automóvel e evitar a ocorrência de fraudes.
Ele também pode ajudar genuinamente os usuários afetados por um acidente de carro e fazer com que seu seguro seja liquidado muito rapidamente!
-
Imobiliária
Já pensou em comprar uma casa e depois decidiu adiá-la devido ao longo processo que leva para conseguir uma? Se você fizer isso, então você não está sozinho.
Sem mencionar que existem processos de verificação que podem demorar um pouco antes de você obter a propriedade de sua nova casa!
Tudo isso pode ser automatizado com a ajuda de contratos inteligentes que podem controlar todo o processo de compra e transferência de propriedade do vendedor para o comprador. A cláusula pode ser decidida e, em seguida, codificada em um contrato inteligente antes de ser disponibilizada.
Feito isso, o comprador precisa pagar as prestações ou o pagamento. Uma vez feito isso, a propriedade da nova casa será transferida automaticamente.
-
Cuidados de saúde
O último caso de uso de contrato inteligente Ethereum é saúde. A saúde atualmente sofre muitos problemas e entraves na hora de atender os pacientes. Um desses problemas inclui o armazenamento e manutenção dos registros pessoais de saúde do paciente.
Como cada provedor de saúde tem seu próprio banco de dados e forma de gerenciá-los, é difícil para os provedores de serviços obter acesso aos registros anteriores.
Isso leva a inconsistências no atendimento aos pacientes. Além disso, sem uma rede descentralizada adequada, obter seguro também pode se tornar um desafio.
Contratos inteligentes executados na rede Ethereum podem resolver os problemas de saúde, criando um sistema de saúde onde os perfis dos pacientes podem ser acessados por meio de uma rede descentralizada. Também melhora os resultados dos testes, a conformidade com os regulamentos e a supervisão do fornecimento de medicamentos!
Conclusão
O contrato inteligente da Ethereum veio para ficar. Eles permitem que a tecnologia blockchain funcione e os automatize sem a necessidade de uma autoridade centralizada.
O fato de haver muitos casos de uso por aí para contratos inteligentes torna-os ainda mais úteis para as empresas. Na próxima vez que você for comprar a casa, procure uma plataforma que seja descentralizada e faça uso de contratos inteligentes.
Dessa forma, você pode automatizar seu processo de compra, permitindo automatizar o empréstimo e o pagamento. Depois de concluir seu pagamento, o contrato inteligente irá transferir automaticamente a propriedade do imóvel para você!
Isso é incrível? Direita!
Então, o que você acha dos contatos inteligentes em geral? Comente abaixo e deixe-nos saber.