História do Hyperledger: tudo o que você precisa saber

Você quer aprender sobre a história do Hyperledger? Se você fizer isso, você veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos nos concentrar apenas na história do Hyperledger.

O Hyperledger evoluiu muito desde seu início em 2016. Neste artigo, vamos olhar a história do Hyperledger e ver o que a linha do tempo do Hyperledger tem a oferecer.

Antes de pularmos para o tópico principal, vamos fazer uma breve introdução sobre o próprio Hyperledger.

História do Hyperledger: Introdução

Hyperledger é uma colaboração de código aberto para melhorar as tecnologias de blockchain. A Linux Foundation gerencia isso. Mais de 100 empresas já fazem parte da colaboração, incluindo grandes empresas. É fácil confundir com tecnologias de blockchain, como Bitcoin. É tudo sobre as tecnologias que tornam o livro-razão descentralizado uma realidade.

Os principais objetivos do Hyperledger incluem

  • Fornece suporte a transações de negócios usando solução DLT pronta para empresas usando estruturas
  • Apoiar comunidades técnicas
  • Eduque o público sobre a tecnologia de blockchain e oportunidades de mercado
  • Fornece kit de ferramentas para promoção de comunidades
  • Infraestrutura aberta e voltada para a comunidade  

Já cobrimos o Hyperledger em 101 Blockchains. Confira para saber mais sobre isso aqui.

Origem do Hyperledger

O Hyperledger foi apresentado pela primeira vez em 9 de fevereiro de 2016 em San Francisco, Califórnia. Foi introduzido pela The Linux Foundation, que na época tinha 30 membros fundadores. Desses 30 membros fundadores, havia grandes nomes, incluindo Guartime, SWIFT, R3, ConsenSys, VMware, Blockchain, IBM e outros. Ele surgiu com o objetivo de melhorar a tecnologia de blockchain. Eles também querem tornar o blockchain mais acessível a todos por aí.

Com uma estrutura de governança técnica aberta, o objetivo é criar uma comunidade que siga ferramentas, estruturas e diretrizes padrão quando se trata de implementação de blockchain. A abordagem é muito eficaz, pois convida os contribuidores a fazerem propostas para melhorar a base de código e as diretrizes.

Agora, ele tem mais de 100 membros que estão constantemente trabalhando para melhorar a tecnologia do blockchain e torná-la mais acessível a todos os outros..

O Digital Asset doa o nome Hyperledger à Linux Foundation para o aprimoramento da tecnologia blockchain. Isso também significa que o Conselho Administrativo do Projeto Hyperledger pode usá-lo, mas sempre exigirá a aprovação da Linux Foundation antes de usá-lo.

Membros fundadores e Comitê Técnico de Direção (TSC)

Sem os membros principais, não há projeto Hyperledger. São os membros que o tornam um sucesso. Em fevereiro de 2020, agora tinha mais de 100 membros.

A associação, no entanto, é dividida em vários tipos. Inclui

  • Membros Premier
  • Membros gerais
  • Membros associados
  • Associados: Academia

Para conhecer a lista completa, sugerimos que você visite a página de seus membros, onde poderá encontrar a lista completa: https://www.hyperledger.org/members

No entanto, é sempre uma boa ideia conhecer os membros principais. No momento, existem 14 membros principais, incluindo Accenture, Airbus, American Express, Change Healthcare, Consensys, DTCC, DAIMLER, Fujitsu, Hitachi, IBM, Intel, J.P.Morgan, SAP e NEC.

Brian Behlendorf: Diretor Executivo da Hyperldger

O próximo grande evento do Hyperledger é a nomeação do diretor executivo do Hyperledger – Brian Behlendorf. Ele é uma entidade bem conhecida no mundo da tecnologia. A nomeação ocorreu em 19 de maio de 2015.

Após sua nomeação, ele apresentou uma estratégia clara sobre como o projeto vai se desenvolver. Ele também foi sincero e negou que o Hyperledger tivesse sua própria criptomoeda. O foco sempre foi tornar a tecnologia melhor.

Em setembro de 2016, ele escreveu uma postagem no blog onde descreveu o objetivo do Hyperledger, incluindo seu modelo. Ele também discutiu como o Hyperledger atuaria como um projeto guarda-chuva.

História do Hyperledger: Projetos do Hyperledger

Para obter uma melhor compreensão da linha do tempo da história do Hyperledger, precisamos dar uma breve olhada em cada um dos projetos e os eventos importantes neles. Muitos projetos estão atualmente em período de incubação, o que significa que não são lançados. Seu projeto principal, o Hyperledger, no entanto, já viu a versão 2.0 lançada.

Também distribuiremos os projetos em livros, bibliotecas, ferramentas e específicos de domínio distribuídos. Vamos começar com livros-razão distribuídos.

Livros-razão distribuídos

O Hyperledger trabalhou em muitos projetos de razão distribuída. Vamos examinar cada um deles brevemente e aprender sobre sua história e roteiro atual.

Hyperledger Besu

Status: Incubação

O Hyperledger Besu visa construir uma rede privada e pública para empresas. Tecnicamente, ele pode ser executado em redes de teste, incluindo Gorli, Ropsten e Rinkeby. Quando se trata de algoritmos de consenso, ele suporta IBFT, IBFT2.0, Clique, Etherhash e PoW. Ele também oferece um esquema de permissão abrangente.

O roteiro do Hyperledger Besu está atualmente definido para a versão 1.3. No momento, eles estão se concentrando no seguinte.

  • Focando em fazer do Beus um cliente de primeira classe.
  • Apoio de Istambul
  • Recuperação de desastres
  • Poda estadual

Na próxima versão 1.4, eles pretendem introduzir novos recursos, como rastreamento de APIs, ferramentas de migração, aprimorando o gerenciamento de chaves e Ethereum 1.x

Atualmente, o cliente Besu Ethereum está passando, e você pode baixá-lo de seu Repositório GitHub.

Leia mais sobre o Hyperledger Besu aqui: 

Hyperledger Burrow

Status: Incubação

O Hyperledger Burrow também é um projeto de razão distribuído que está atualmente em período de incubação. Ele suporta contratos inteligentes baseados em WASM junto com contatos inteligentes EVM. O objetivo do Hyperledger Burrow é fornecer uma distribuição de blockchain binário único fornecendo ao usuário velocidade, simplicidade e ergonomia do desenvolvedor. 

  • A proposta foi apresentada pela primeira vez em 28 de março de 2017. O Comitê de Direção Técnica da Hyperledger agora a aceita. Foi proposto por Casey Kuhlman, Benjamin Bollen, Silas Davis e Dan Middleton.
  • O aceitação foi feita em 6 de abril de 2017.

O roteiro de Hyperledger Burrow parece interessante. A comunidade o desenvolve ativamente e o foco atual é obter o emblema CII. Você pode encontrar todas as informações sobre seu roteiro, atualização trimestral e histórico em seus página wiki.

Tecido Hyperledger

Status: Ativo

O Hyperledger Fabric é, sem dúvida, um dos maiores projetos de razão distribuído sob a égide do Hyperledger. É uma estrutura de contabilidade distribuída pronta para empresas, destinada a construir aplicativos e soluções com permissão.

Tem como objetivo ser uma base de aplicativo em desenvolvimento com uma arquitetura modular. Usando a abordagem, itens como serviços de associação, consenso e outros recursos podem ser plug-and-play. Essa abordagem é benéfica para diversos casos de uso em todo o setor.

  • O Proposta de projeto do Hyperledger Fabric foi feito em 29 de março de 2016. Foi proposto por Tamas Blummer (DAH) e Christopher Ferris (IBM).
  • A partir da proposta, entrou em incubação em 31 de março de 2016.
  • O projeto foi primeiramente retirado da incubação e definido como ativo em 2 de março de 2017.

Se você estiver interessado em aprender sobre seu roteiro, confira o Painel JIRA. Além disso, verifique nossa análise sobre Hyperledger Fabric 2.0.

Hyperledger Indy

Status: Ativo

Hyperledger Indy também é um projeto ativo sob o guarda-chuva Hyperledger. O principal objetivo do projeto é fornecer componentes reutilizáveis, bibliotecas e ferramentas para identidade digital em livros-razão e blockchains distribuídos. Indy pode trabalhar com qualquer solução de blockchain e também atuar como uma solução autônoma para fornecer uma identidade descentralizada.

  • O projeto foi primeiro proposto por Phil Windley, Steve Fulling da Sovrin Foundation e Jason Law e Nathan George de Evernym.
  • TSC aprovou a proposta em 3 de março de 2017.
  • Após dois anos de incubação, ele passou para o status ativo em 28 de março de 2019

Confira o roteiro do projeto aqui

Hyperledger IROHA

Status: Ativo

O Hyperledger IROHA foi projetado para projetos de IoT e infraestrutura que precisam de tecnologia de razão distribuída. É simples e fácil de incorporar. Ele oferece construção simples, unidade de domínio, design C ++, modular e assim por diante!

  • O projeto é proposto em 26 de setembro de 2016 por Makoto Takemiya, Toshiya Cho, Takahiro Inaba e Mark Smargon.
  • A proposta foi aprovada em 13 de outubro de 2016
  • Foi movido de incubação para ativo em 18 de maio de 2017

Hyperledger Sawtooth

Status: Ativo

O último projeto de razão distribuído que vamos listar é o Hyperledger Sawtooth. Assim como o Fabric, ele também oferece uma arquitetura modular e flexível. Ajuda as empresas a separar o domínio do aplicativo do sistema central. Contratos inteligentes podem ser usados ​​para especificar regras de negócios de aplicativos. Suporta diferentes algoritmos de consenso, incluindo Prova de Tempo Decorrido (PoET) e Tolerância a Falhas Práticas Bizantinas (PBFT).

  • O Proposta dente de serra foi submetido por Mic Bowman da Intel Corporation e Richard Gendal Brown da R3cev. Foi proposto em 14 de abril de 2016.
  • Foi aprovado em 14 de abril de 2016 pela TSC.
  • Em seguida, é movido da incubação para o status ativo em 18 de maio de 2017.
  • Sawtooth PBFT 1.0 foi anunciado em 31 de outubro de 2019
  • Hyperledger Sawtooth 1.2 foi lançado em 17 de outubro de 2019

Bibliotecas

Existem muitas bibliotecas que também se enquadram no Hyperledger Umbrella. Vamos discutir cada um deles brevemente com sua história.

Hyperledger Áries

Status: Incubação

A biblioteca fornece um kit de ferramentas reutilizável, compartilhado e interoperável para transmitir, armazenar e criar credenciais digitais verificáveis. Aries também oferece uma infraestrutura para credenciais ponto a ponto e com raiz em blockchain.

  • O proposta é feito por Nathan George.
  • Foi aprovado em 5 de fevereiro de 2019 pela TSC.

Hyperledger Quilt

Status: Incubação

Hyperledger Quilt é uma implementação Java do protocolo Interledger. Ajuda os pagamentos a passarem por redes de pagamento, incluindo criptografia e fiat. Ele funciona de maneira agnóstica e ajuda a escrever a lógica de pagamentos do aplicativo. 

  • Takahiro Inaba da NTT Data propôs a proposta da colcha.
  • Foi aprovado pelo TSC em outubro de 2017
  • Quilt v1.0 foi lançado em novembro de 2019.

Hyperledger Transact

Status: Incubação

A biblioteca visa melhorar o esforço de desenvolvimento para que os desenvolvedores escrevam software de contabilidade distribuído. Ele oferece uma interface padrão para gerenciar, escrever e executar contratos inteligentes. A implementação do contrato inteligente é diferente da implementação do razão distribuída.

  • Shawn Amundson faz a proposta de transação em abril de 2019
  • Foi aprovado em maio de 2019 pela TSC

Hyperledger Ursa

Status: Incubação

O Hyperledger Ursa permite um melhor uso da criptografia na tecnologia de livro-razão distribuído, evitando o trabalho duplicado relacionado à criptografia. É uma biblioteca compartilhada que melhora a segurança.

  • O Proposta Ursa foi proposto por muitas pessoas
  • Foi aprovado em novembro de 2018.

Ferramentas

Na última seção, vamos discutir as ferramentas do Hyperledger.

Hyperledger Avalon

Status: Incubação

A ferramenta ajuda as empresas a mover seu processamento de blockchain fora da cadeia para recursos de computação dedicados. Ele ajuda os desenvolvedores a mitigar as desvantagens e usar a confiança de computação em seu benefício. É um livro-razão independente e publicado pela Enterprise Ethereum Alliance.

  • Seu status de incubação foi oferecido em junho de 2018 como Hyperledger Trusted Computer Framework
  • Ele foi renomeado para Hyperledger Avalon em outubro de 2018

Hyperledger Caliper

Status: Incubação

O Hyperledger Caliper permite que desenvolvedores e usuários verifiquem o desempenho da implementação do blockchain usando um conjunto de casos de uso predefinidos. É uma ferramenta de benchmark blockchain.

  • É proposto por Victor HU e Haojun ZHOU, Huawei
  • Foi aprovado em março de 2018 pela TSC

Hyperledger Cello

Status: Incubação

O Hyperledger Cello oferece aos desenvolvedores a capacidade de implantar o blockchain de forma mais integrada. Ele utiliza um modelo “como serviço” sob demanda. Pode ser denominado como um sistema operacional blockchain.

  • Foi aprovado e proposto em janeiro de 2017

Hyperledger Explorer

Status: Incubação

Por último, temos o Hyperledger Explorer, que oferece uma maneira de implantar, invocar, visualizar ou consultar o bloco, dados associados, transações, famílias de transações, códigos em cadeia e muito mais!

  • Foi proposto por Dan Middleton (Intel), Christopher Ferris (IBM) e Pardha Vishnumolakala (DTCC)
  • Foi aprovado em agosto de 2016 pela TSC.

Propostas e atualizações

Muitas propostas são feitas entre 2018 e 2019. Abaixo, você pode conferir a página e saber mais sobre elas.

O Hyperledger também mantém suas atualizações de projeto TSC. Você pode verificar todas as atualizações aqui.

Conclusão

Isso nos leva ao fim da história do Hyperledger. Você acha que cobrimos tudo relacionado à história do Hyperledger? Se sim, não se esqueça de comentar abaixo e nos avisar!