Hyperledger Cactus: uma nova estrutura de Hyperledger

Recentemente, o Hyperledger em seu blog divulgou novas informações sobre seu novo projeto Hyperledger Cactus.

O comitê de direção técnica (TSC) finalmente aprovou o projeto Hyperledger Cactus depois que ele permaneceu no trabalho pelos últimos seis meses. Inicialmente, foi denominado como Blockchain Integration Framework, mas depois mudou para Hyperledger Cactus.

Como você já deve saber, Hyperledger Cactus é um projeto de código aberto. Os melhores termos que descrevem o projeto é o nome anterior do projeto, ou seja, Blockchain Integration Framework. O projeto é contribuído pela Fujitsu e Accenture. Com sua inclusão no ecossistema Hyperledger, o projeto agora será gerenciado de acordo com os padrões do Hyperledger. A inclusão também fez o TSC mudar seu nome para atender a outros projetos do Hyperledger e, portanto, nomeou-o como “Hyperledger Cactus”

Nota: Este não é um tutorial de Hyperledger Cactus

Além disso, leia sobre outras estruturas no ecossistema do Hyperledger.

  • Hyperledger Fabric 2.0: Blockchain de próxima geração
  • Tutorial do Hyperledger: o guia definitivo

O que é Hyperledger Cactus e por que precisamos dele?

O projeto Hyperledger traz um novo foco em trazer a tecnologia blockchain para todos. No momento, existem vários projetos que estão trabalhando para melhorar a tecnologia de blockchain. No entanto, eles são fragmentados e podem, na verdade, retardar a adoção em massa de blockchain entre empresas e usuários finais.

O Hyperledger Cactus, também conhecido como Blockchain Integration Framework, é um protocolo que visa resolver o problema de fragmentação ou pelo menos visa resolvê-lo com o auxílio de uma arquitetura de sistema heterogênea..

Há um aumento súbito de blockchains corporativos e empresas que os adotam. Isso significa que há uma necessidade de interoperabilidade entre as diferentes implementações. A interação pode ser entre diferentes indústrias que utilizam tecnologia blockchain corporativa ou plataformas otimizadas para suas necessidades.

O problema deles é resolver o problema de interoperabilidade e o Hyperledger Cactus pode ser usado para resolver o problema. Desta forma, os dados podem ser compartilhados entre diferentes sistemas sem a necessidade de criar soluções personalizadas para cada tipo de infraestrutura existente..

Um bom exemplo é a cadeia de suprimentos. Em uma cadeia de suprimentos, é necessário que as mercadorias se movam por diferentes redes de blockchain. Isso significa que os dados precisam ser transferidos de uma rede para outra, mantendo as informações intactas. Outro caso de uso é a transferência de dinheiro digital tokenizado de uma rede para outra.

Para entender melhor, vamos examinar os casos de uso do Hyperledger Cactus abaixo.

Casos de uso do Hyperledger Cactus

A melhor maneira possível de entender o Hyperledger Cactus é examinar seus casos de uso.

Ethereum para transferência de ativos de quorum

Um dos melhores casos de uso do Hyperledger Cactus é oferecer transferência de valor entre duas tecnologias de contabilidade de blockchain diferentes. Por exemplo, um usuário pode ter ativos armazenados no razão Ethereum. Mas agora ele quer trocá-lo por ativos no livro razão do Quorum. Em circunstâncias gerais, sem a solução de troca, o usuário precisa vender seus ativos Ethereum e, em seguida, comprar os ativos Quorum usando o dinheiro. Mas, isso não é possível para todos os tipos de ativos.

Para resolver esse problema específico, a Hyperledger Cactus pode oferecer interação social de transferência de ativos sob custódia. Essa interação é importante, pois dará ao usuário a flexibilidade de escolher o livro razão do blockchain de sua escolha.

Neste caso de uso do Hyperledger Cactus, o usuário, depois de transferir os ativos do Ethereum, os perderá de lá. No entanto, o ativo agora estará disponível no razão do Quorum. Além disso, para que funcione, os livros-razão precisam ser provisionados e o trocador deve ter suas identidades estabelecidas antes que a troca ocorra.

Venda sob custódia de dados para moedas

O Hyperledger Cactus também pode facilitar a venda sob custódia de dados para moedas. Com isso, significa que ele pode oferecer uma troca ponto a ponto entre dois usuários usando depósito entre dois sistemas diferentes de troca ou razão.

Os dados compartilhados entre os usuários podem ser qualquer coisa, incluindo um banco de dados ad-tech, modelo de aprendizado de máquina, arte digitalizada, etc.!  

Um usuário que possui os dados inicia as transações. Tanto os dados quanto os fundos passam pela transação do Hyperledger Cactus usando depósito. A transação é feita por meio de uma troca atômica, garantindo que os interesses de ambas as partes estejam protegidos o tempo todo. 

Para fazer todo esse trabalho, ambas as partes precisam compartilhar informações críticas, incluindo endereços de entrega, provedores de custódia em que confiam e o tipo atual.

Troca de dinheiro

Hyperledger Cactus também é eficaz quando se trata de atrelar moedas estáveis ​​a outras criptomoedas. Nesse caso de uso, um usuário pode realmente implementar e usar o Hyperledger Cactus para definir um ambiente e usar os plug-ins necessários para fazer o livro-razão funcionar para criação de tokens, transações e gravação. 

Este caso de uso é melhor descrito como um projeto de implementação de software em que uma moeda estabelecida pode usar a indexação a uma moeda estável como uma forma de ganhar a confiança do usuário. É comum que os usuários não confiem em moedas que não são lastreadas. A implementação pode ajudar esses usuários a comprar a moeda atrelada a Bitcoin ou USD.

Compartilhamento de dados de saúde com controle de acesso

Outro caso de uso popular para Hyperledger Cactus é saúde. O setor de saúde tem lutado com o compartilhamento de dados. O uso da tecnologia blockchain, no entanto, permite que eles compartilhem dados entre si. No entanto, o uso de diferentes tecnologias de blockchain significa a necessidade de troca adequada de dados e interoperabilidade.

O Hyperledger Cactus pode ajudar a resolver o problema com a ajuda da interação social de compartilhamento de dados ponto a ponto. O paciente também se beneficia dessa interação. Eles podem decidir se desejam que o provedor de saúde armazene os dados do paciente, incluindo seu histórico médico. O provedor de saúde pode pedir permissão ao paciente e, uma vez concedida a permissão, os dados do paciente agora são armazenados com base nos recursos de privacidade / controle de acesso definidos pelo usuário.

Isso também significa que o usuário está no controle dos dados que são compartilhados entre os diferentes provedores de saúde, pois eles próprios definiram o controle de acesso. O sucesso do caso depende de como a tecnologia blockchain funciona. A prova criptográfica irá garantir que nenhuma violação seja feita por qualquer um dos provedores de saúde quando se trata de armazenar e compartilhar os dados do paciente.

Integração de rastreabilidade alimentar

A tecnologia Blockchain progrediu quando se trata de integração alimentar. IBM Food Trust é um daqueles projetos que querem transformar o ecossistema alimentar, proporcionando um ambiente mais inteligente, seguro e sustentável.

O Hyperledger Cactus pode complementar o food trust da IBM fornecendo um meio para o projeto de implementação de software. Nesse caso de uso, o usuário final mais benéfico é o consumidor, pois ele pode avaliar a comida em uma loja física consultando o aplicativo que mantém rastros da comida. Assim que tiver certeza sobre o alimento e sua origem, ele poderá fazer a compra com total tranquilidade.

As organizações que lidam com os alimentos podem interagir melhor entre si, garantindo que serviços / produtos separados ainda possam sincronizar e verificar a origem dos produtos alimentícios vendidos nos pontos de venda. Isso significa que o fabricante de alimentos pode compartilhar as informações com outros participantes da cadeia alimentar sem a necessidade de criar uma solução separada para isso, pois pode ser resolvido pelo Cactus. O varejista precisa integrar o Cactus como um componente arquitetônico e fornecer uma interface ao consumidor para rastrear alimentos durante a cadeia de abastecimento.

Gerenciamento de identidade: autorização e autenticação da carteira do usuário final

O último exemplo de caso de uso do Hyperledger Cactus que iremos discutir é a Autorização e Autenticação de Carteira. 

Este caso de uso específico tem como objetivo fornecer ao usuário a capacidade de gerenciar e interagir com carteiras em diferentes livros de contabilidade sem e com permissão. Em palavras simples, o usuário final agora será capaz de se conectar a diferentes redes sem permissão ou com permissão por meio de uma única interface.

Hyperledger Cactus vs Fabric

Se você seguir o ecossistema do Hyperledger, saberá sobre o Hyperledger Fabric. É um dos frameworks Hyperledger mais populares que existem. Não há dúvida de que o Cactus é novo, mas ele não está lá para mudar o cenário da tecnologia de blockchain, mas para melhor moldá-lo para as soluções existentes atualmente, como Fabric.

Hyperledger Fabric é uma estrutura completa que dá aos desenvolvedores a capacidade de criar soluções ou aplicativos com a ajuda da arquitetura modular.

Em essência, o Hyperdeger Fabric é uma estrutura e o Cactus é um protocolo que permite que diferentes sistemas de razão se conectem e troquem informações melhor.

Quer saber mais sobre eles? Em seguida, verifique o tutorial do Hyperledger: o guia definitivo. Em breve abordaremos o tutorial do Hyperledger Cactus.

Princípios de Hyperledger Cactus

Nesta seção, somos os princípios básicos do Hyperledger Cactus. Esses princípios regem o projeto Hyperledger Cactus.

Amplo Suporte

O projeto pretende interligar diferentes ecossistemas independentemente das limitações que a tecnologia possui.

Arquitetura de Plugins

O Cactus fornece integração perfeita com os serviços ao seu redor. Dessa forma, ele deseja garantir que realmente forneça interoperabilidade e minimize a integração opinativa. Além disso, eles também trabalharão com PRs e feedback para garantir que o código do Hyperledger Cactus seja transferido para plug-ins. Por fim, eles também desejam garantir que a adição de protocolos e casos de uso futuros seja o mais simples possível.

Sem gastos duplos

Outro princípio do Hyperledger Cactus é evitar gastos duplos em diferentes ecossistemas a qualquer momento.

Inclusividade de recursos DLT

As tecnologias de razão distribuída têm sua própria arquitetura. Isso significa que cada DLT possui recursos que estão parcial ou totalmente indisponíveis em outros DLTs. 

O Hyperledger Cactus quer garantir um design que possibilite que esses recursos exclusivos sejam acessíveis quando o Cactus acessa um DLT.

Baixo impacto

Hyperledger Cactus não quer redefinir o ecossistema, mas quer ter certeza de que há interoperabilidade entre eles. Essa baixa prevalência irá garantir que o modelo de confiança, governança e fluxos de trabalho sejam mantidos no respectivo ecossistema. O handshake de protocolo que ocorre entre o ecossistema precisa garantir que as incompatibilidades sejam compartilhadas antecipadamente para que haja uma maneira de o usuário saber sobre isso. O usuário pode então decidir se deseja prosseguir com as transações.

Transparência

Haverá total transparência no que diz respeito às implicações de transferência global e local. Além disso, o Hyperledger Cactus irá garantir que quaisquer erros sejam comunicados adequadamente aos participantes e em tempo hábil. A comunicação também deve ser feita com evidências que podem ser usadas para retificar o problema ou notificar o usuário.

Fluxos de trabalho automatizados

Os fluxos de trabalho entre o ecossistema podem ser projetados automaticamente para funcionar. Isso irá garantir uma execução rápida.

Segurança máxima

Hyperledger Cactus irá fornecer uma ampla gama de opções seguras que serão estritamente opt-in, sem opção de opt-out.

Negociações de protocolo de transação

Haverá um mecanismo de handshake para os participantes. O mecanismo de handshake deve ter protocolos para garantir que a transação seja executada corretamente.

Requisito do recurso Hyperledger Cactus

Além dos princípios, o Hyperledger Cactus também oferece alguns recursos-chave que discutiremos a seguir.

Novo protocolo de integração: O Cactus irá garantir que sempre haja uma maneira de adicionar novos protocolos à arquitetura do plugin. Isso irá capacitar a comunicação e permitir que eles proponham, testem e desenvolvam implementações sem quaisquer restrições ou limitações.

Compatibilidade NAT / Firewall / Proxy: Isso permitirá que os protocolos funcionem via NAT, firewalls e proxies.

Camada de comunicações bidirecionais: Suporte para canal de comunicação bidirecional com ou sem o uso de firewalls, proxy e NAT.

Gestão do Consórcio: O Cactus virá com suporte para gerenciamento de consórcio. Isso significa que as entidades cooperantes podem criar consórcios e ajudar na operação do cluster Cactus, contribuindo com recursos de rede ou hardware. O cluster Cactus é composto de servidores API, nós validadores e assim por diante.

O consórcio está focado em como operar o cluster e garantir que ele esteja livre de quaisquer bugs.

Arquitetura Hyperledger Cactus

A arquitetura do Hyperledger Cactus consiste em componentes-chave, conforme abaixo:

  • Padrões de interação
  • Arquitetura de interoperação
  • Arquitetura técnica
  • Especificação do protocolo de transação
  • Arquitetura de plug-in

Tudo isso está além do escopo do artigo, então iremos cobri-los na arquitetura Hyperledger Cactus que iremos cobrir em breve! Cobriremos todas essas coisas no tutorial do Hyperledger Cactus em nossos artigos futuros também.

Conclusão

Isso nos leva ao final do artigo do Hyperledger Cactus. Aqui, tentamos ver o que a nova estrutura do Hyperledger tem a oferecer. Os casos de uso são uma boa maneira de entender onde o Cactus pode se encaixar. 

Então, o que você acha do Hyperledger Cactus? Comente abaixo e deixe-nos saber.