Trezor VS Ledger: coisas a saber antes de comprar
Se você está apenas começando, então comprando e administrar criptomoedas pode ser uma tarefa muito difícil. Um dos maiores desafios vem depois de comprar criptomoeda – como mantê-la segura? Na verdade, isso é algo que vamos explorar neste Comparação do Trezor VS Ledger.
Quando ouço histórias sobre investidores cujas criptomoedas foram roubadas, começo a procurar maneiras de mantê-los seguros.
Este guia irá apresentá-lo a uma das melhores maneiras de manter seu investimento seguro – o Trezor e Ledger Nano S carteiras de hardware. Ele lhe dará todas as informações que você precisa saber antes de comprar um deles, para que você possa tomar uma decisão informada.
Tabela: As principais características do Ledger Nano S e do Trezor One
Compararemos as duas marcas, seus recursos, moedas com suporte, custos, segurança e outros prós e contras.
Ao final deste guia, você terá uma compreensão clara de as diferenças entre a carteira Trezor e a carteira Ledger. Isso permitirá que você decida qual carteira é mais adequada para você! É sempre melhor fazer sua pesquisa antes de comprar qualquer coisa, certo?
Então, antes de entrar no debate Trezor VS Ledger Nano S, vamos verificar os fundamentos de uma carteira de hardware.
Trezor VS Ledger: O que são Trezor e Ledger?
Tanto o Trezor quanto o Ledger Nano S são carteiras de hardware. Uma carteira de hardware é um dispositivo físico que é usado para armazenar criptomoedas. Eles são dispositivos semelhantes a USB que armazenam sua chave privada com segurança – são muito mais seguros do que carteiras da web e carteiras de software.
Último cupom Coinbase encontrado:
Nota: Um exemplo de carteira da web seriam as carteiras que você usa para armazenar sua criptografia em sites como Binance e Coinbase. Um exemplo de carteira de software seriam as carteiras que você baixa, como Êxodo e Jaxx.
Por que eu digo “com segurança”? Isso ocorre porque as carteiras de hardware não estão conectadas à internet, a menos que estejam conectados ao seu PC. Como você deve saber, a internet é a maior fonte de todo vírus e hackeando.
Você pode argumentar “por que não apenas armazenar a chave privada em uma unidade USB real e mantê-la em um lugar seguro?”. Bem, deixe-me explicar.
Uma unidade USB irá simplesmente guarde a sua chave privada, mas você ainda precisará conectá-lo a um computador quando quiser fazer uma transação. A transação acontecerá por meio de uma Bitcoin carteira de software. Este processo torna sua chave privada acessível a hackers.
Agora, vamos ver o que acontece quando você envia uma transação usando uma carteira de hardware…
Carteiras de hardware – Segurança de transações
Você pode pensar em uma carteira de hardware como um minicomputador. Em primeiro lugar, vai armazene com segurança a chave privada. O que acontece quando você precisa enviar uma transação?
Bem, você ainda precisa conectá-lo ao seu computador e conectar-se à internet. A carteira de hardware ainda precisa usar um site ou software para enviar a transação. No entanto, a transação é assinada dentro da carteira de hardware, para que sua chave privada permaneça segura e nunca seja transferida para o seu computador ou site / software que ele usa.
Na verdade, você nem consegue ver sua chave privada na própria carteira de hardware!
Contras de uma carteira de hardware
Você deve estar pensando ‘se as carteiras de hardware são tão perfeitas, por que nem todo mundo as está usando?’. O principal motivo é o preço.
Enquanto a maioria das carteiras (carteiras da web, carteiras de software e carteiras de papel) são gratuitamente, carteiras de hardware têm um preço. Eles vão te custar em qualquer lugar na faixa de $ 50 a $ 150.
Além disso, a ideia de solicitar uma carteira de hardware e configurá-la pode parecer um processo bastante longo, enquanto a maioria das carteiras de software e web podem ser configuradas dentro de 2-15 minutos.
Apesar de o custo e o tempo, entretanto, carteiras de hardware são a melhor opção se você quiser ter certeza de que suas criptomoedas são tão seguro quanto possível. Eu sempre recomendaria usar uma carteira de hardware se você estiver armazenando uma quantia que não pode perder.
Trezor e Ledger Nano S são os mais populares do grupo, então vamos compará-los!
Onde, quando e por que foram criados
Uma vez que vamos confiar essas carteiras de hardware com nossas criptomoedas, seria uma boa ideia olhe para o fundo deles um pouco. Isso nos dará mais confiança para depositar nossa confiança neles.
Você sabia?
Você já se perguntou quais trocas de criptografia são as melhores para seus objetivos comerciais?
Ver & compare as trocas de criptografia TOP3 lado a lado
Carteira Trezor
Trezor, lançado no verão de 2014, foi a primeira carteira de hardware Bitcoin do mundo. A carteira Trezor é um produto criado por uma empresa com sede na República Tcheca – SatoshiLabs. Marek Palatinus – fundador da SatoshiLabs e criador da Trezor – também fundou Slushpool.
Nota: Slushpool é uma piscina de mineração muito conhecida no mundo da criptografia!
Trezor começou com a intenção de brigando hackers, vírus, e fraude de terceiros. A ideia era simples – mantenha tudo o que é valioso DESLIGADA e sob seu controle.
A carteira Trezor construiu uma grande reputação desde o seu lançamento e continua a melhorar. Mais e mais recursos foram adicionados ao longo do tempo, bem como suporte para novas moedas. Isso ajuda a atender à crescente demanda por criptografia!
A reputação da carteira Trezor é ajudada pelo fato de eles terem uma ótima equipe por trás do projeto. Eu te recomendo vá para o site deles para aprender mais sobre eles.
Carteira Ledger
A carteira Ledger é um produto de uma empresa francesa (também designada por Ledger). Ledger foi iniciado em 2014 por oito especialistas com experiência em segurança incorporada, criptomoedas e empreendedorismo.
Desde o início, eles foram muito claros sobre uma coisa – eles queriam criar soluções seguras para blockchain formulários. Eles agora têm mais de 80 funcionários em Paris, Vierzon e San Francisco.
A primeira carteira de hardware foi lançada pela Ledger em dezembro de 2014. Desde então, ela foi aprimorada e a versão mais recente é chamada de Ledger Nano X. O Nano S, no entanto, foi muito bem sucedido, com mais de 1.000.000 de unidades vendidas!
A Ledger é uma das empresas líderes quando se trata de tecnologia segura para criptomoedas. Eles têm a combinação certa de equipe, paixão e visão, o que o torna uma marca muito confiável.
Portanto, podemos ver que as carteiras Trezor e Ledger Nano S construíram uma boa reputação e que suas equipes estão fazendo um ótimo trabalho com as melhorias que fazem. Com isso em mente, vamos à parte interessante – comparar seus recursos!
Trezor VS Ledger: comparando seus recursos
Nesta seção importante da comparação Trezor VS Ledger, veremos suas características. Isso ajudará você a decidir qual carteira é a melhor escolha para você.
Suporte de moeda
Vamos começar com uma grande diferença no debate Trezor VS Ledger. Se você comprar uma moeda, mas descobrir que ela não é suportada por sua carteira, não ficaria desapontado?
Tabela: As moedas suportadas do Ledger Nano S e do Trezor One
Portanto, antes de decidir se deseja escolher o Trezor VS Ledger Nano S, vejamos quais moedas são apoiados por eles.
Trezor Supported Coins
Atualmente, a carteira Trezor suporta as seguintes criptomoedas:
- Bitcoin
- Litecoin
- TRAÇO
- Zcash
- Bitcoin Cash
- Bitcoin Gold
- Ethereum
- Ethereum Classic
- Tokens ERC-20 (tokens no blockchain Ethereum)
- Extensão
- UBIQ
- NEM
- Namecoin
- Dogecoin
- Bitcoin Testnet
Por favor, note que Trezor não fornece suporte de software completo para todas essas moedas. Por exemplo, você deve usar MyEtherWallet ou um aplicativo semelhante para armazenar Ethereum in e tokens ERC-20 em Trezor. Você pode encontrar mais detalhes sobre as moedas suportadas pelo Trezor aqui.
Moedas com suporte do Ledger Nano S
O Ledger Nano S atualmente suporta as seguintes moedas:
- Bitcoin
- Bitcoin Cash
- Ethereum
- Ethereum Classic
- Bitcoin Gold
- Litecoin
- Dogecoin
- Zcash
- Ondulação
- Traço
- Stratis
- Komodo
- Arca
- Extensão
- Ubiq
Ao contrário do Trezor, o Ledger Nano S fornece suporte total para a maioria das moedas, incluindo Ethereum. Isso significa que você não terá que usar MyEtherWallet para Ethereum e tokens ERC-20, por exemplo.
Ledger Nano S VS Trezor: moedas compatíveis
Olhando para as listas acima, podemos ver que o Ledger Nano S atualmente suporta mais moedas do que o Trezor. A criptomoeda mais popular que o Trezor não suporta, mas o Ledger Nano S sim, é o Ripple!
Espero que Trezor atualize sua carteira para suportar Ripple, mas por enquanto, você terá que usar o Ledger Nano S se quiser armazenar Ripple.
Custo das carteiras
Aqui você pode ver a diferença de preço entre Trezor VS Ledger Nano S.
Custo da carteira Trezor:
O preço do Trezor na loja oficial é por aí $ 70.
Custo da carteira Ledger Nano S:
Seu preço na loja oficial da Ledger é por aí $ 70.
Trezor VS Ledger Nano S: Custo
Como você pode ver, os custos são praticamente os mesmos. É por isso que outros fatores (como suporte de moedas, segurança e usabilidade) são os mais importantes; e devem ser as coisas que o ajudam a tomar sua decisão.
Tela de exibição
A carteira Trezor e a carteira Ledger possuem telas de exibição! Muito legal né?
Inicialmente, Trezor era a única carteira com tela – as versões anteriores de carteiras Ledger não tinham uma. Por ser um recurso de segurança importante, foi introduzido por Ledger no Ledger Nano S.
Uma tela de exibição é um recurso de segurança importante porque:
- É usado para mostra a frase de recuperação ou valor inicial de recuperação para a sua chave privada. Se você não sabe o que são frases e sementes de recuperação, não se preocupe – irei explicá-las na próxima seção.
- A tela de exibição permite que você tenha certeza de que está enviando a quantidade certa de moedas para o endereço certo.
Eu prefiro a tela nas carteiras Trezor, porque é uma tela maior do que a do Ledger Nano S. Isso torna muito mais fácil e conveniente de visualizar!
Configurar & Usabilidade
A carteira Trezor e a carteira Ledger funcionam com janelas, Linux e Mac OS. Ambos precisam ser conectado a um computador por meio de um cabo micro USB.
O processo de configuração para ambas as carteiras é bastante fácil e semelhante. Ambos envolvem dois etapas principais – definir um código PIN e anotar um backup de sua semente de recuperação.
Nota: Você precisará da sua semente de recuperação se perder sua chave privada. Pense nisso como sua “pergunta de segurança”, como as que você definiu ao criar uma conta do Facebook ou Google. É uma série de 24 palavras aleatórias geradas pela carteira.
Da mesma forma, a interface também é bem projetada e fácil de usar na carteira Trezor e no Ledger Nano S. Vamos comparar a aparência das interfaces: Trezor VS Ledger!
Trezor:
Razão:
Você deveria saber disso Trezor também tem um aplicativo Android. Isso significa que você pode realmente usar o Trezor com seu telefone, eliminando a necessidade de um computador! Ledger também tem uma maneira de permitir que você use seu telefone Android em vez do computador, mas não é tão simples quanto baixar um aplicativo da Play Store.
Tabela: Os recursos de software do Ledger Nano S e do Trezor One
Você também pode sincronizar seus dados do Trezor com o Dropbox! Em geral, parece que o software Trezor é um pouco mais avançado do que o software Ledger. Talvez isso mude, embora – quem sabe?
Aparência física e durabilidade
A carteira Trezor é feita de plástico, enquanto a carteira Ledger vem com um corpo de aço inoxidável. Isso dá ao Ledger Nano S uma aparência mais elegante, mas não é isso que importa. O importante é o fato de que o aço inox também faz com que o Ledger Nano S mais protegido de danos!
Embora ambas as carteiras sejam bastante fortes, podemos ver que o Ledger Nano S tem uma vantagem por causa de seu corpo de aço inoxidável.
Ambos os dispositivos vêm com dois botões que são usados para gerenciar seu software. É importante notar aqui que Os botões do Trezor são mais fáceis de usar. Isso ocorre porque eles têm uma boa quantidade de espaço entre eles.
Os dois botões da carteira Ledger são bastante diferentes dos botões de Trezor – eles estão muito próximos um do outro, aumentando o risco de pressioná-los ao mesmo tempo.
Você pode conferir o look do Trezor VS Ledger nas imagens abaixo.
Tamanho
Trezor é maior que o Ledger Nano S.
- Dimensões da carteira Trezor: 59 mm x 30 mm x 6 mm
- Dimensões da carteira de livros: 98 mm x 18 mm x 9 mm
Embora isso não tenha nenhum impacto no desempenho das carteiras, pode ser mais fácil carregar a carteira Ledger com você devido ao seu tamanho menor.
Compatibilidade de aplicativos
Além de usar sua própria interface, ambas as carteiras podem ser usadas com muitos aplicativos de carteira independentes. A tabela a seguir mostra a compatibilidade do aplicativo para Trezor VS Ledger com algumas carteiras populares.
Aplicativo | Trezor | Ledger Nano S |
Electrum | sim | sim |
MyEtherWallet | sim | sim |
Micélio | sim | sim |
Copay | sim | sim |
GreenBits | sim | sim |
MultiBit HD | sim | Não |
MyTrezor | sim | Não |
Ledger Chrome | Não | sim |
No que diz respeito à compatibilidade de aplicativos, não há muita diferença – ambas as carteiras são compatíveis com quase todos os aplicativos populares.
Agora que revisei a maioria dos principais fatores relacionados a essas duas carteiras de hardware, resta apenas uma coisa importante para comparar!
Trezor VS Ledger: quão seguros eles são?
Em termos de segurança, Trezor e Ledger são quase tão fortes um quanto o outro. O recurso de segurança mais importante de ambas as carteiras é que ambos geram sua chave privada offline, usando suas telas.
Além disso, o Trezor e o Ledger fornecem uma semente de recuperação e pedem que você configure um PIN para acessá-los. Se sua carteira for perdida, roubada ou danificada, então sua chave privada será perdida. É para isso que servem a semente de recuperação e o PIN.
Você usa sua semente de recuperação para obter suas moedas de volta, e seu PIN impede que outra pessoa acesse sua carteira – se ela for perdida ou roubada, ninguém mais poderá entrar em sua carteira de hardware sem seu PIN!
Nota: A semente de recuperação é referida como a frase de recuperação na carteira do razão, mas é a mesma coisa.
Além do PIN e da semente de recuperação, ambas as carteiras também fornecem uma “senha longa” como uma terceira camada de segurança. Uma frase secreta pode ser considerada a 25ª palavra da sua semente de recuperação.
Você tem a opção de definir a senha após configurar o PIN. Pode ser uma palavra ou um conjunto de letras. Na verdade, você deve se lembrar da senha longa em vez de escrevê-la – dessa forma, não há chance de ser encontrado por outra pessoa. Se você estiver preocupado em não se lembrar, apenas armazene-o no lugar mais seguro possível.
Lembre-se, se você esquecer ou perder sua senha, você não poderá receber suas moedas de volta se sua carteira quebrar, se perder ou for roubada!
Portanto, a maioria dos recursos de segurança importantes são iguais para o Trezor e o Ledger. Agora, vamos falar sobre os aspectos físicos da segurança em Trezor vs Ledger.
Segurança física
O Ledger Nano S armazena sua chave privada em chips muito seguros. Esses chips são como os que você vê nos cartões de crédito ou cartões SIM mais recentes. Esses chips possuem o mais alto nível de certificação! Isso garante que sua chave privada seja criptograficamente seguro.
Embora Trezor não diga muito sobre seus chips, ele menciona que há sem bateria, Wi-fi, Bluetooth, Leitor de impressão digital, ou Comunicação de campo próximo (NFC) no dispositivo. Trezor acredita que, ao limitar o número de maneiras de se comunicar, a segurança do dispositivo é melhor.
Embora a carteira Trezor e a carteira Ledger tenham recursos de segurança impressionantes, há mais coisas que você pode fazer para ajudar a evitar riscos. Eu listei alguns abaixo:
- Nunca insira sua semente de recuperação em qualquer computador ou smartphone;
- Mantenha a sua semente de recuperação em um local protegido do fogo, água e luz solar;
- Nunca tire fotos de sua semente de recuperação;
- Nunca use uma carteira configurada por outra pessoa;
Conclusões
Então, você chegou ao final da comparação Trezor VS Ledger! Isso significa que agora você conhece as diferenças entre duas das melhores carteiras de hardware disponíveis no mercado.
Você tem visto a lista de moedas suportadas por carteiras Trezor e Ledger. Embora ambos suportem muitas moedas, você precisa ver qual deles suporta a moeda que você possui. O custo das carteiras Trezor e Ledger também é muito semelhante.
Você também sabe como as duas carteiras se comparam em termos de aparência física, exibição, Tamanho, facilidade de configuração, fácil de usar, compatibilidade de aplicativo, e recursos de segurança. Existem algumas diferenças aqui e ali, mas não são grandes o suficiente para mudar sua decisão.
Tabela: Os prós e contras do Ledger Nano S e do Trezor One
Portanto, aquele que é melhor para você depende completamente do que você deseja e quais moedas deseja armazenar nele. Porém, uma coisa é clara: carteiras de hardware são muito mais seguras do que carteiras da web e carteiras de software.
Com sua nova compreensão da carteira Trezor e Ledger Nano S, o que você acha deles? Qual você prefere? Você vai pegar algum deles? Nos informe!