O que é Mastercoin (Omni)? O Primeiro Altcoin

Este artigo fala sobre os fundamentos e a história da Mastercoin – a primeira altcoin. Além disso, você saberá como Mastercoin mais tarde se tornou Omni.

Mastercoin foi a primeira solução para bitcoin 2.0 para usar esta tecnologia para fazer transações seguras e protegidas. Isso resultou em novas possibilidades para a indústria e o mercado de criptografia. Simplificando, se você quiser saber como a indústria de criptografia evoluiu nos últimos anos, você também precisa aprender o que é Mastercoin.

Com o surgimento da Mastercoin, várias outras tecnologias avançadas semelhantes surgiram, incluindo Tether, Factom e até mesmo sua contraparte concorrente. Tudo isso oferece serviços inovadores para sua clientela, ao mesmo tempo que os deixa livres de preocupações sobre as preocupações com a segurança do blockchain do bitcoin.

Mesmo que haja um grande número de produtos exclusivos que usam o pódio da Mastercoin, houve uma cadeia de disputas que mancharam sua reputação. Isso resultou em trazer a Contraparte para a frente como a melhor tecnologia em espaço de realçador.

Como o projeto recebeu muita imprensa negativa e suspeita no início, a equipe por trás do projeto decidiu reformulá-lo com um novo nome. Em 2015, a equipe decidiu por um novo nome na esperança de que esse re-branding deixasse tudo para trás. Agora, nós o conhecemos como Omni.

Vamos dar uma olhada detalhada no que é Mastercoin, quem o criou e aprender sobre sua jornada de Mastercoin a Omni.

Inscreva-se agora:Curso de fundamentos de Enterprise Blockchains

O que é Mastercoin?

Então, você sabe agora que Mastercoin é baseado em blockchain Bitcoin, mas o que é Mastercoin?

É uma forma de moeda digital e protocolo de comunicação. O objetivo principal do projeto é permitir tarefas financeiras complexas em uma criptomoeda. Os recursos planejados do Mastercoin abrangem a expansão de uma troca distribuída junto com a aplicação de ativos inteligentes e carteiras de poupança.

O que é a história inicial da Mastercoin?

O primeiro rascunho do projeto foi lançado como um white paper no primeiro mês de 2012. Nesse rascunho, o fundador da Mastercoin JR Willett sugeriu que é possível construir novas camadas de moeda com novos procedimentos usando Bitcoin existente no nível do protocolo . O white paper ainda dizia que é possível sem alterar a base do bitcoin ou ter que gerar uma tecnologia substituta para cuidar de novas regras.

Essa proposta de Willett não apenas abriu um fórum para discussão sobre este tópico, mas também ajudou a abordar vários problemas. Alguns exemplos são –

  • Promoção da estabilidade do Bitcoin através da emissão de novas moedas que progrediram em contratos para modificação
  • Proprietários lucrativos de Bitcoin por meio da adição de mais valor a esta tecnologia
  • Elaborando um sistema de financiamento e expansão de software
  • Promoção e manutenção do (s) novo (s) nível (is) de protocolo
  • Encontrar meios de ajudar aqueles que adotam essa tecnologia desde o início financeiramente

Esse novo nível de protocolo foi criado para permitir que os usuários do Bitcoin gerem novos contratos inteligentes sem deixar a configuração do Bitcoin. Um protocolo de contrato inteligente que é reforçado com Mastercoin encapsula a autenticação e implementação de contratos. Isso acaba permitindo a troca virtual de ativos inteligentes, como títulos, ações, propriedade fundiária e muito mais.

Consulte Mais informação: O que é um Altcoin?

Nova versão do white paper

Já no ano seguinte, no último dia de julho, foi lançada outra versão daquele white paper, que vinha com um apelo à arrecadação de fundos para a execução do projeto. Um discurso do Bitcoin Exodus começou a encorajar mais pessoas a investir. Todos que enviaram Bitcoins para este endereço até o final de agosto de 2013, acabaram recebendo 100 vezes esse valor na forma de Mastercoins. Além disso, alguns deles também receberam Mastercoins adicionais como um bônus para adoção antecipada.

O plano inclui ainda a geração de um incentivo Mastercoin para cada dez Mastercoins. Em seguida, foi planejado para ser enviado gradualmente para a mesma conta do Exodus ao longo dos próximos anos, para garantir que o fundador e a equipe tivessem fundos suficientes para levantar o valor de suas moedas..

Esta política não só gerou muitos debates e recebeu muita desaprovação, mas também mudou o foco de todos sobre o motivo pelo qual a contraparte escolheu começar a usar a prova de aposta. No entanto, com o passar do tempo, Mastercoin acabou tendo sucesso. Usando esse sucesso, Willett solicitou que as pessoas enviassem reservas para sua carteira para um produto experimental, garantindo-lhes que podem confiar nele com seu dinheiro.

A história toda chamou muita atenção. Uma coisa importante a se ter em mente aqui é que a Mastercoin nunca foi comprovada por mau uso de qualquer um dos fundos, pois mantém seu relatório financeiro aberto ao público.

A jornada da ideia ao investimento

A primeira transação através da Mastercoin ocorreu em agosto de 2013, no dia 15 de agosto para ser mais preciso, quando um Mastercoin de teste foi enviado para CryptoBegger. Até então, a equipe já havia recebido uma bela quantia em sua conta Exodus para fins de investimento. As pessoas que enviaram os fundos incluíram o criador do projeto e vários outros indivíduos. Mas, a parte mais significativa desse investimento começa a jorrar depois de meados de agosto, logo após a apresentação do Mastercoin BitAngel.

O projeto conseguiu levantar quase 4740 BTC, que gerou mais de 0,56 milhões de MSC. Planejou-se então devolver um adicional de 10% desse montante de abertura para a expansão de Mastercoins durante um determinado período. No entanto, não há geração de MSC a partir dessa mesma conta do Exodus.

Lançamento e Membros do Conselho de Mastercoin

O projeto começou logo depois, em setembro, com um total de 7 painéis membros que foram voluntários para o projeto. Alguns desses membros incluem J.R. Willett, Ron Gross, Brock Pierce e Sam Onat Yilmaz.

O trabalho principal do painel / conselho era e é direcionar e assumir julgamentos táticos e parcerias, apoiar recompensas de acordo com as recomendações da comunidade e supervisionar cuidadosamente não apenas o plano financeiro geral, mas também o emprego da equipe ativa . O conselho cuidou de maneira eficiente de todas essas tarefas.

Agora, o conselho tem um novo caminho a seguir. Está trabalhando com entusiasmo para reduzir sua parte fundamental provisória no projeto. Isso inclui a regulamentação do Mastercoin Spec e a concessão das recompensas. O conselho está programando que essas coisas sejam totalmente controladas pela comunidade por meio da prova de votação da estaca. Isso permitirá que os portadores de moedas regulem completamente o progresso e a expansão não apenas do protocolo, mas também do software vinculado.

Quem pode usar Mastercoin?

Para saber mais o que é Mastercoin, é essencial entender que ele tem a honra de ser o primeiro nome na categoria de realçadores de altcoin. Nenhuma outra moeda antes de fazer qualquer esforço para gerar qualquer aplicativo, alimentando o crescimento de tecnologia blockchain totalmente diferente.

No entanto, Mastercoin ainda carecia de popularidade e uso comum. De acordo com o Sr. Willett, existem vários motivos para isso, como:

  • Competição financeira com Bitcoins
  • Interpretação incorreta de sua mensagem global
  • O enfraquecimento de seus esforços

Então, qual é o propósito do Mastercoin e o que ele faz?

Bem, é muito simples. Em primeiro lugar, você deve saber que o projeto é para todos, seja pessoa física ou jurídica. O Mastercoin permite que seus usuários gerem recursos alocados para o usuário, principalmente na forma de tokens. Esses tokens podem representar qualquer valor, por exemplo, mercadorias, informações, estoques e muito mais.

Muitas empresas inovadoras usam este protocolo à sua própria maneira para alimentar a economia de suas empresas. Alguns exemplos dignos de nota incluem MaidSafe e Tether.

Usando Tether

A utilização dos tokens é fácil de entender. Você pode fazer isso dando uma olhada rápida em Tether. As moedas deste projeto representam as moedas reais, como ienes, dólares, etc., na forma digital. Obviamente, essas moedas são suportadas por recursos reais que estão em posse do Tether.

Uma das coisas notáveis ​​sobre o Tether é sua honestidade e transparência. Eles estão sempre abertos a auditorias para demonstração de todas as suas capitais, por isso é muito confiável.

Você pode trocar os tokens por dinheiro usando o pódio do Tether. Para armazenar o Tether, você também pode usar qualquer carteira HD. Caso contrário, existem algumas carteiras Bitcoin que oferecem essa opção. Isso permite que a moeda permaneça segura e protegida em um ambiente totalmente seguro. Além disso, também permite aos usuários convertê-lo em Bitcoin a qualquer momento que desejarem..

MaidSafe

Vindo para MaidSafe, ele fornece um intercâmbio de armazenamento de disco rígido que permite aos usuários trocar seu espaço de armazenamento adicional com outras pessoas que precisam de um lugar para armazenar seus arquivos. Para vender o espaço de armazenamento, a unidade de transação é SafeCoin. Mastercoin opera o SafeCoin.

Este fundador da MaidSafe, David Irvine, planejava arrecadar fundos por meio da venda coletiva de Mastercoin, dos quais 400 milhões de SafeCoins foram gerados por um preço de venda total estimado de 8 milhões de dólares.

Como essa era uma ideia bastante original e inovadora na época, ela causou muitos problemas, para dizer o mínimo. O que devemos ter em mente aqui é que, ao contrário de hoje, a venda ao público / multidão costumava ser um conceito estranho naquela época. Além disso, a implementação da ideia desempenhou um papel significativo em manchar a reputação da Mastercoin.

A venda declarou uma recompensa garantida pela compra de Safecoin com Mastercoin em vez de Bitcoin para aumentar o volume de vendas inexistente de Mastercoins. Irvine era da opinião de que haveria pelo menos 25% da capitalização de mercado nas Mastercoins permitidas para venda coletiva.

A oferta de recompensa acabou acumulando uma grande soma de Mastercoins e Bitcoins no valor de 7 milhões de dólares, o que elevou momentaneamente o valor. Como resultado, a maioria dos primeiros a adotar Mastercoin despejou suas moedas em Irvine. Isso o deixou com milhões de dinheiro ilíquido e MSC sem valor, que ele ainda possui.

No entanto, ele ainda conseguiu reunir Bitcoins no valor de 3 milhões de dólares. Ele usa esse dinheiro para financiar as operações do MaidSafe.

De Mastercoin a Omni: Rebranding & Concorrência

As preocupações com a reputação causadas pela SafeCoin levaram a Mastercoin a mudar seu nome para Omni em 2015. No entanto, nessa época, outro desafio estava pronto para a Mastercoin na forma de seu concorrente em formação, chamado Counterparty. Após seu surgimento, a Contraparte instantaneamente capturou o mercado, deixando a Omni para trás.

Mastercoin Omni

Créditos de imagem: Omni

De acordo com um entrevista pela equipe Omni, sua principal falha residia em suas mensagens, o que fornecia à Contraparte uma vantagem sobre eles. Embora eles tenham mencionado alguns dos aplicativos notáveis ​​usando seu projeto, os problemas de suspeita ainda permaneceram sem solução.

Voltando ao Omni, seu papel é como um pódio que atende a protocolos distribuídos como o Factom. O elo entre a camada Omni e o Bitcoin é que a camada anterior serve como a camada do aplicativo para o canal básico e a camada de Internet do TCP ou IP.

O que é o planejamento futuro da Omni?

A Omni planeja fazer melhor uso da tecnologia parceira da Factom. Essa tecnologia permite o armazenamento seguro de grandes blocos de dados no blockchain. Ele usa apenas um hash enviado a cada 10 minutos. Mastercoin tem como objetivo usá-lo para enviar dados de negociação de rede para o blockchain de bitcoin.

Isso não apenas minimizará os custos de comércio, mas também diminuirá as chances de inchaço do blockchain por causa do Mastercoin.

Resumindo: O que é Mastercoin (Omni)?

Omni foi de fato a primeira tecnologia de aprimoramento no mundo Blockchain. A ideia foi inovadora, mas enfrentou alguns erros aqui e ali. Infelizmente, isso foi o suficiente para arruinar sua posição. Esses erros iniciais também abriram caminho para que seu concorrente, a Contraparte, assumisse o primeiro lugar. Mesmo a mudança de nome não poderia fazer muito.

Considerando tudo isso, é difícil prever qual será o futuro da Omni. Mesmo que Omni tenha surgido com várias tecnologias interessantes que poderiam ser realmente interessantes de usar, é difícil prever se elas seriam capazes de impedir as pessoas de mudar para o concorrente ou não. Por ser um mercado pequeno, não há competição suficiente para permitir que ambos os concorrentes prosperem. Portanto, você pode esperar que um dos projetos desapareça do espaço em um futuro próximo. Para mais detalhes, você pode visitar o Omni’s lidar com twitter e a Site Mastercoin.

Se você deseja ter um melhor entendimento dos conceitos fundamentais da tecnologia de blockchain, você deve dar uma olhada neste curso gratuito de blockchain.

* Isenção de responsabilidade: o artigo não deve ser considerado e não tem a intenção de fornecer qualquer conselho de investimento. As reivindicações feitas neste artigo não constituem aconselhamento de investimento e não devem ser consideradas como tal. Faça sua própria pesquisa!