O que destrói a Caatinga?

O que destrói a Caatinga?

Quais são as principais causas do desmatamento da Caatinga?

De acordo com os dados do monitoramento, a principal causa da destruição da Caatinga deve-se à extração da mata nativa, que é convertida em lenha e carvão vegetal destinados principalmente aos pólos gesseiro e cerâmico do Nordeste e ao setor siderúrgico de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Por que a Caatinga vive explosão em número de queimadas?

Especialistas atribuem o crescimento das queimadas à expansão da agricultura na região e à antecipação do período seco, fenômeno que pode estar ligado às mudanças climáticas e tende a se intensificar. Entre 1985 e 2019, o tamanho da área desmatada na Caatinga cresceu 27,4%.

Tem queimadas na Caatinga?

As queimadas na Caatinga tiveram um considerável aumento em 2021. Entre janeiro e setembro deste ano, o fogo atingiu 22.282 quilômetros quadrados de vegetação. O aumento foi de 186,5% em relação ao mesmo período de 2020. Em números comparativos, a área queimada equivale a 2.700.848 campos de futebol.

Como evitar as queimadas na Caatinga?

A criação de brigadas de controle de incêndios e o uso de drones para mapeamento florestal também são algumas das táticas do NCC para diminuir a possibilidade de incêndios. Ministrar cursos em controle de chamas para a equipe do Projeto é outra estratégia realizada periodicamente.

Qual a principal ameaça da Caatinga?

Desde o início das ocupações da Caatinga, foram adotadas práticas agrícolas que contribuíram para acelerar sua degradação, como: a supressão da vegetação nativa, uso indiscriminado do fogo, uso de insumos químicos, plantios em margens de rios e açudes e pastoreio excessivo.